O Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro foi, pela segunda vez, reconhecido pelo ministério da Educação, no âmbito da Educação para a Saúde, Sexualidade e Igualdade de Género, como “Escola Selo Saudável”.
Classificou-se no nível avançado, o melhor nível em três possíveis. Esta distinção, de acordo com os coordenadores do projeto de educação para a Saúde (PES), Rui Araújo e Paula Ramos, vem premiar “um trabalho desenvolvido ao longo de vários anos no sentido de proporcionar à comunidade escolar e civil ferramentas sociais dirigidas para um estilo de vida saudável, sustentável e amigo do corpo, mente e ambiente”.
O agrupamento possui uma panóplia de estratégias que promovem um bem estar físico, psíquico e social, desde a oferta de fruta aos alunos, palestras/atividades sobre efemérides, atividades desportivas dinamizadas por alunos e ex-alunos, oferta desportiva diversa, estruturas físicas (escola intervencionada pela Parque Escolar de eleição, programas/protocolos com empresas da região, articulação com estruturas de saúde pública (Centro de Saúde de Óbidos, Centro Hospitalar do Oeste, autarquia, comunicação social), diagnóstico e intervenção imediata por turma ou aluno, serviço de psicologia e orientação, Unidade de Alto Rendimento (aprendizagem DUAL), participação na organização de eventos desportivos com cariz nacional, Programa Mentorias (integração de novos alunos no Agrupamento), entre outras valências.
A cerimónia de entrega desta distinção decorreu no dia 4 de outubro, em Santarém, com a presença dos professores Rui Araújo e Paula Ramos.
0 Comentários