Na passagem do primeiro aniversário de Jantares Temáticos, organizados pelos Eno-Gastro-Bio Masters, em parceria com o Restaurante Lusitano, em Rio Maior, teve lugar no passado dia 28 o Acto VII, com mais uma lotação esgotada, como já vem sendo habitual, tendo como tema a vaca cachena, uma das raças autóctones menos conhecidas no país. A ementa foi confecionada apenas com carne oriunda desta raça, que tem um dos seus criadores certificados em Óbidos.
Oriunda das serranias da Peneda Gerês, a vaca cachena é a raça mais pequena dos bovinos, medindo apenas cerca de 1,10mt ao garrote, habitando em semi-liberdade com um regime alimentar exclusivamente natural.
Da ementa constaram fígado grelhado de cachena, uma aba da mesma, assada em forno lento, acompanhada com batata frita e fruta, finalizando com uma jardineira de cachena. Os vinhos, da Adega Cooperativa de Vila Real (Reserva 2020), casaram na perfeição com a ementa nortenha.
Houve diversas variedades de pão, confecionado pelos mestres-padeiros, formadores do curso de Padaria Avançada da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha, destacando-se o pão de torresmos e um inédito pão em forma de cabeça de vaca.
Para falar sobre o assunto, estiveram presentes dois conhecedores do tema, nomeadamente, Adelino Esteves, criador e associado da Associação de Criadores de Vaca Cachena, de Arcos de Valdevez, e Paulo Duarte, criador de vacas cachenas de Óbidos.
0 Comentários