Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

1.ª Bandeira Azul do país hasteada na Foz do Arelho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A cerimónia do hastear oficial da 1.ª Bandeira Azul Nacional de Praia Costeira de 2023 teve lugar a 1 de junho, na praia da Foz do Arelho.

A cerimónia do hastear oficial da 1.ª Bandeira Azul Nacional de Praia Costeira de 2023 teve lugar a 1 de junho, na praia da Foz do Arelho.

Segundo José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, esta cerimónia tem um significado especial por ser “numa terra com memória, de confiança e de futuro”. Há 25 anos ininterruptos que a Foz do Arelho hasteia a Bandeira Azul. “Podemos observar que, ano após ano, estão empenhados em criar condições para que esta seja mantida”, afirmou.

O município das Caldas da Rainha foi selecionado pela associação para receber a cerimónia pelo desempenho na gestão sustentável ao longo dos vários anos de candidatura ao galardão. Este momento marca a altura a partir do qual todas bandeiras azuis podem ser hasteadas no país.

O presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vitor Marques, agradeceu o “voto de confiança, que já tem muitos anos”. O autarca sublinhou que este “é um trabalho que nunca está acabado e esta confiança tem que se construir todos os dias”.

A autarquia vai continuar a investir nas condições da praia da Foz, tornando-a mais acessível e com mais mobilidade. “Queremos que as pessoas que cá venham se sintam confortáveis”, disse o presidente da Câmara.

Vitor Marques agradeceu ainda às entidades que estiveram presentes, pela forma como, em conjunto, têm trabalhado para manter a Bandeira Azul.

Para além dos presidentes das Juntas da Foz do Arelho, Fernando Sousa, e do Nadadouro, Alice Gesteiro, estiveram presentes representantes das diversas entidades responsáveis pela gestão das zonas balneares: Agência Portuguesa do Ambiente, Autoridade Marítima Nacional, Autoridade Local de Saúde, assim como os parceiros Águas do Tejo Atlântico, associação PATO, bombeiros voluntários, GNR e Turismo do Centro.

Participaram ainda, o grupo de Dança e Relaxamento da Universidade Sénior Rainha D. Leonor e as crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica da Foz do Arelho.

Antes da cerimónia, os convidados visitaram o Centro Interpretativo da Lagoa de Óbidos e a Casa das Conchas – Espaço de Malacologia, na avenida do Mar. Espaços elogiados por José Archer, até porque este ano o tema central da iniciativa é a geodiversidade e a “memória da terra”. Tal como é explicado no site da Bandeira Azul em relação ao tema, “do mais pequeno grão de areia, ao mais espetacular geomonumento, a Terra está coberta de marcas produzidas pelo tempo e pelos elementos”.

A praia da Foz – mar é também uma das 54 Praias Zero Poluição em Portugal. A partir de dados solicitados à Agência Portuguesa do Ambiente, a Associação Zero identificou as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (2020, 2021 e 2022) não só tiveram sempre classificação “Excelente” como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3