Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Escola de Sargentos do Exército encerra comemorações dos 42 anos de existência

Cerimónia na parada

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As comemorações do 42º aniversário da Escola de Sargentos do Exército (ESE) terminaram na passada terça-feira com a presença do Chefe do Estado-Maior do Exército, numa cerimónia solene no quartel das Caldas da Rainha onde foram atribuídas distinções de mérito e feito um balanço do trabalho desenvolvido ao longo do último ano letivo.

As comemorações do 42º aniversário da Escola de Sargentos do Exército (ESE) terminaram na passada terça-feira com a presença do Chefe do Estado-Maior do Exército, numa cerimónia solene no quartel das Caldas da Rainha onde foram atribuídas distinções de mérito e feito um balanço do trabalho desenvolvido ao longo do último ano letivo.

O major-general Mendes Ferrão, Chefe do Estado-Maior do Exército, elogiou a “dinâmica” da ESE, reconhecendo publicamente o desempenho dos militares para a “credibilidade, competência e modernidade do Exército”.

“A dinâmica nesta escola tem sido intensa. Houve oito cursos de promoção e formação no último ano, incluindo a formação de sargentos em regime de voluntariado e contrato, os quais englobaram mais de meio milhar de alunos”, indicou.

Elogiou o Centro de Línguas do Exército, em funcionamento na ESE, que tem como missão melhorar as capacidades linguísticas dos militares e sublinhou que nos últimos anos têm existido mudanças no sentido de habilitar os sargentos do Exército “com conhecimentos adequados ao melhor desempenho”, face “às novas exigências da formação, inicial e ao longo da carreira”.

“O 49º curso de formação de sargentos do quadro permanente, que teve início em 2020, foi o primeiro que decorreu no âmbito da Unidade Politécnica Militar, cuja validação do modelo permitiu que os cursos seguintes – 50º e 51º – perfilados na parada nesta cerimónia, fossem abrangidos pelo nível V do quadro nacional de qualificações”, referiu.

“Os sargentos são uma categoria determinante e um elo fundamental na cadeia de comando do Exército, ocupando um lugar chave entre patamares de decisão”, manifestou o major-general Mendes Ferrão.

O coronel Pinto Oliveira, comandante da ESE, enquadrou a importância do cargo de sargento, no contexto do “atual quadro internacional, atendendo que os conflitos empregam meios tecnológicos cada vez mais avançados e complexos, o que requer um conhecimento cada mais exigente e técnico, a par das táticas, onde os sargentos constituem-se como comandantes de tropa de primeira linha”.

Revelou que estão a ser feitos estudos tendentes à “revisão do plano de curso de forma a colmatar lacunas identificadas e adequar matérias”, mas já se “procurou melhorar o modelo de incorporação dos cursos e está em curso a análise para alteração do referencial de curso de promoção a sargento-chefe, com novos objetivos”. Desde junho de 2022 até agora, realizaram-se na escola nove cursos, no total de 757 formandos. O concurso de admissão ao 52º Curso de Formação de Sargentos até ao momento recebeu 255 processos de candidatura

ese2
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1