Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Dias do Agrupamento D. João II deram a conhecer o que se faz nas escolas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Entre 29 de maio e 1 de junho decorreram as atividades dos “Dias do Agrupamento de Escolas D. João II”. Foram quatro dias dinâmicos, plenos de atividades divertidas e diversificadas, durante os quais foi possível dar a conhecer à comunidade escolar e educativa os trabalhos e projetos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano letivo, da educação pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclo, no âmbito das diversas disciplinas e clubes.
Observar os órgãos de porco (foto Pedro Almeida)

Entre 29 de maio e 1 de junho decorreram as atividades dos “Dias do Agrupamento de Escolas D. João II”. Foram quatro dias dinâmicos, plenos de atividades divertidas e diversificadas, durante os quais foi possível dar a conhecer à comunidade escolar e educativa os trabalhos e projetos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano letivo, da educação pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclo, no âmbito das diversas disciplinas e clubes.

O diretor do Agrupamento de Escolas (AE) D. João II, Jorge Graça, disse ao JORNAL DAS CALDAS que, distribuídas por diferentes salas da EB D. João II, foram desenvolvidas atividades com caráter mais interativo: desde as ciências experimentais (física, química e ciências), com os seus laboratórios abertos, passando pela sala da matemática, com jogos, atividades divertidas e um peddy paper, e as salas das Artes (educação visual e educação tecnológica).  

d joao ii 3

Através de atividades dinâmicas, os alunos puderam dar largas à sua imaginação “produzindo os seus próprios trabalhos, a Alameda das Línguas (francês, espanhol, alemão, inglês e português) e o jardim dos poetas, onde podíamos encontrar vários poetas, e as salas de história e de geografia com as suas fantásticas maquetes”, referiu o diretor.

No Pavilhão Desportivo, puderam ser experimentadas as mais diversas modalidades desportivas e na sala de informática (TIC e robótica) foi feita a demonstração da montagem e programação de robots e dinamizados jogos lúdico/didáticos.

Segundo este responsável, na sala da educação pré-escolar “encontrávamos a “Oficina de Sonhos” e na sala do 1.º ciclo, intitulada “A nossa viagem criativa”, podiam ver os imaginativos trabalhos feitos pelos alunos, no âmbito das mais variadas temáticas”.

Foi possível, também, dar a conhecer as atividades realizadas nos vários clubes que existem na escola sede, como o Clube Europeu, Clube Ciência Viva / Eco-Escolas, através da dinamização de várias atividades experimentais. No Clube de Cinema e Imagem, o cinema foi à escola e foi possível assistir a curtas-metragens do Indiejúnior, onde tiveram a presença da coordenadora do festival Indiejúnior, Irina Raimundo. O Clube de Música proporcionou peças musicais e o Clube de Teatro divertiu com quadros de teatro de revista.

A Biblioteca Escolar proporcionou uma visita à exposição “Caldas e a Rainha”. No Atelier da Curiosidade, a artista residente, Filipa Morgado, deu a conhecer o projeto que tem vindo a desenvolver no âmbito do Plano Nacional das Artes. Este projeto, Intitulado “A semente”, teve a participação de várias turmas, pretendendo passar a mensagem de que “a arte não é só lazer, é também um processo que parte de um conceito, rumo à liberdade criativa de cada um”, explicou Jorge Graça.

No Atelier de Azulejaria, um projeto de articulação entre o Departamento de Expressões e o Departamento do 1.º CEB, os alunos puderam experienciar o processo de criação de azulejos personalizados.

Ao longo dos vários dias do agrupamento foram sendo desenvolvidas diversas palestras sobre as mais diversas temáticas. Por exemplo, na sala de alemão decorreu uma sessão da língua alemã para adultos e na sala da promoção e educação para a saúde houve palestras sobre a utilização correta dos medicamentos (por farmacêuticas das Caldas), sobre hábitos e alimentação saudável (pela nutricionista Ana Pires), sobre higiene oral (pela higienista oral Susana Fernandes), sexualidade e afetos (pelas enfermeiras da equipa de saúde escolar, Maria José Guedes e Graça Rito). As psicólogas do Serviço de Psicologia e Orientação dinamizaram uma sessão de apoio à transição para o 2.º ciclo, destinada a pais e encarregados de educação.

Ao longo destes a escola recebeu os jogadores do Caldas Sport Clube que, interagindo com os alunos, fizeram, segundo Jorge Graça, “as delícias dos amantes do futebol”.

O artista José Ramalho presenteou os alunos com uma figura muito especial, divertida e curiosa. O Conservatório das Caldas da Rainha proporcionou uma audição musical protagonizada pelos alunos que o frequentam. A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste realizou uma experiência gastronómica aos alunos do 9.º ano.

O presidente da câmara das Caldas, Vitor Marques, e a vereadora Conceição Henriques, e Cristina Charepe, em representação da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, marcaram presença.

No dia 29 de maio, as atividades foram mais direcionadas para os alunos da EB D. João II e nos dias 30 e 31 receberam todos os alunos e professores dos 3.º e 4.º anos das escolas do agrupamento. “Esta visita é sempre o momento alto destes dias”, sustentou Jorge Graça, acrescentando que os mais pequenos “enchem a escola sede do agrupamento com a sua natural alegria e curiosidade”.

Receberam um passaporte que foi sendo carimbado à medida que iam passando pelas diversas salas, uma recordação desta visita que levaram com eles. Também o almoço destes dias decorreu, para todos, no refeitório da escola sede.

Nos dias 30 e 31 de maio, foram entregues as medalhas aos alunos que, em diversas atividades escolares, mais se destacaram. Esta cerimónia foi enriquecida com vários momentos musicais, momentos de dança protagonizados pelos alunos.

Os alunos, os docentes e os não docentes empenharam-se para mostrar a toda a comunidade atividades diversificadas, vivências enriquecedoras e de grande dinamismo, fruto do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo nos quinze estabelecimentos de ensino pelos 2100 alunos que constituem o AE D. João II.

d joao ii 2

Música animou os alunos (foto Pedro Almeida)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161