Q

Previsão do tempo

23° C
  • Monday 32° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 27° C
23° C
  • Monday 33° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 28° C
24° C
  • Monday 38° C
  • Tuesday 34° C
  • Wednesday 30° C

Comissão de Utentes do Centro de Saúde leva petição à Assembleia da República

Comissão reclama da falta de médicos de família no Bombarral

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Após meses de recolha de assinaturas, a Comissão de Utentes do Centro de Saúde do Bombarral entregou no passado dia 23, na Assembleia da República, uma petição em que reclama da falta de médicos de família e pede respostas para a prestação dos cuidados básicos de saúde.

Após meses de recolha de assinaturas, a Comissão de Utentes do Centro de Saúde do Bombarral entregou no passado dia 23, na Assembleia da República, uma petição em que reclama da falta de médicos de família e pede respostas para a prestação dos cuidados básicos de saúde.

Com o objetivo de dar maior visibilidade aos problemas sentidos no Bombarral, foi dado a conhecer aos grupos parlamentares de todas as forças políticas a ida à Assembleia da República, bem como a disponibilidade para com eles discutir e dar a conhecer o conteúdo da petição.

A Comissão avançou que foi já recebida pelos grupos parlamentares do PCP e do PAN, que “acolheram as nossas preocupações e tomaram nota da situação que continuamos a viver no Bombarral, que infelizmente do início desta jornada até agora tem vindo a piorar”.

Na petição é referido viver-se “uma situação dramática que carece de solução urgente”, pois, “a cada dia que passa, as condições do Centro de Saúde do Bombarral pioram e a população deste concelho vê-se limitada e muitas vezes privada do acesso aos cuidados de saúde primários”.

“O Centro de Saúde do Bombarral, na sua atual situação e organização, não dá resposta à população do concelho. Neste momento, existem dois médicos afetos ao Centro de Saúde que não podem dar resposta aos mais de 12 mil utentes do concelho”, sublinha a Comissão.

“Falta de incentivos para que profissionais de saúde se fixem no concelho, falta de condições para realizar um trabalho com qualidade, e outras dificuldades várias, que vão desde a excessiva carga horária, a equipas com poucos profissionais, e falta de materiais e meios para dar resposta às necessidades dos utentes”, são situações descritas.

Após vários meses de contestação dos utentes, por dificuldades em marcar consultas, mesmo que com outro médico que não o de família, uma vez que a maioria das pessoas não tem médico de família, reduziram a marcação de consultas (exceto agudas) ao serviço telefónico, o que é uma dificuldade acrescida”, denuncia a Comissão, composta por Delmira Rafael, Filipe Rodrigues, Mara Cordeiro, Maria Joana Fernandes, Natália Carmelo, Nélia Carvalho, Paulo Domingos, Rodrigo Andrade, Rute Correia Azevedo, Sandra Correia e Vitória Cardoso.

A petição seguirá para discussão no organismo competente.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Feto humano chegou à ETAR das Águas Santas através dos esgotos

A Polícia Judiciária está a investigar a origem de um feto humano que foi encontrado numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) nas Caldas da Rainha. O feto chegou através dos esgotos, revelaram fontes contactadas pelo JORNAL DAS CALDAS.

feto3

Incêndio na Mata de Porto Mouro

Um incêndio em povoamento florestal na Mata de Porto Mouro, nas Caldas da Rainha, foi combatido por 87 bombeiros apoiados por 22 viaturas e uma aeronave, na passada quinta-feira.