Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 17° C
12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 17° C
11° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 17° C

Feira Saloia recorda princípio do século passado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia organiza a 6ª edição da Feira Saloia da Vila da Lourinhã nos dias 27 e 28 de maio, a partir das onze da manhã e final à meia-noite no primeiro dia e às sete da tarde no segundo.

A União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia organiza a 6ª edição da Feira Saloia da Vila da Lourinhã nos dias 27 e 28 de maio, a partir das onze da manhã e final à meia-noite no primeiro dia e às sete da tarde no segundo.

É uma oportunidade para recordar o princípio do século passado na Lourinhã, onde a população ia vender e comprar os seus produtos.

Nessa época o ambiente era genuinamente saloio e de grande animação, sendo a vila, do ponto de vista social e económico, um importante centro da comunidade.

Artesãos que mostravam os seus trabalhos, bancas de comércio nas principais ruas da vila e saltimbancos que animavam o povo, tudo isso fará parte do cenário.

Haverá comércio aberto à noite, gastronomia com “adegas” e tasquinhas, artesanato, bandas filarmónicas, doçaria tradicional, jogos tradicionais, música popular, ranchos folclóricos, teatro de rua (interação com os visitantes), mostra de ofícios antigos (sapateiro, amolador, barbeiro e lavadeiras), workshop e baile de danças oitocentistas e animação infantil.

Os objetivos deste evento são dinamizar o comércio local, bem como o artesanato, a doçaria tradicional e as tradições e cultura da freguesia.

Na abertura haverá uma arruada pelo percurso da Feira, acompanhada pela Academia do Bombo – Encarnação. Será aberta uma exposição de bicicletas antigas e pelas 14h30 a animação estará por conta da Bandinha Amigos da Música.

Pelas 15h, no palco principal, haverá um workshop de danças oitocentistas dinamizado por alunos do agrupamento de escolas da Lourinhã, dirigidos pelo maestro Carlos Pedro Alves. Pelas 15h30 terá lugar uma demonstração das classes de ginástica da Associação do Hóquei Clube da Lourinhã – Acrogym. Pelas 16h atuará o Grupo de Cavaquinhos de Zambujeira e Serra do Calvo.

O Grupo Concertinas do Oeste fará uma arruada pelas 17h30 e às 19h realiza-se um baile oitocentista dinamizado pelos alunos do Agrupamento de Escolas da Lourinhã, no Jardim de N.ª Sra. dos Anjos. Pelas 21h haverá um desfile de moda na Rua Dr. Francisco Sá Carneiro.

O Grupo de Cavaquinhos das Gaeiras atua pelas 21h30 no palco principal e a Bandinha Charanga sem Dó fará uma arruada pelo percurso da feira. O Rancho Folclórico “As Moleirinhas” atua pelas 23h.

No dia 28, um “Peddy-Paper” está marcado para as 10h30 na Rua Dr. Francisco Sá Carneiro. Às 11h o Grupo Vira Vadio fará uma arruada. Pelas 14h30 haverá uma demonstração das classes de ginástica da Associação do Hóquei Clube da Lourinhã – Baby gym. O Grupo de Gaiteiros da Freiria fará uma arruada.

O concerto da Banda Filarmónica da Associação Musical e Artística Lourinhanense está marcado para as 15h30no palco principal. Às 16h, na Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, haverá um desfile de moda. Pelas 16h30, no palco principal atuará o Grupo de Música Popular Portuguesa Mal Vestido, seguindo-se o Rancho Folclórico “Flores de Maio” – Reguengo Grande e o Grupo de Música Popular Portuguesa Pé D’areia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Traficavam droga junto a Centro de Atendimento de Toxicodependentes

Dois arguidos julgados no Tribunal Judicial de Leiria foram condenados no passado dia 20 a penas de três anos e meio e cinco anos e meio de prisão por tráfico de droga nas imediações do CAT (Centro de Atendimento de Toxicodependentes), situado no Centro de Saúde de Peniche.

droga

Criança encaminhada pela Linha SNS 24 para urgência encerrada

Durante três dias a Urgência Pediátrica de Torres Vedras não esteve a funcionar e as situações urgentes deviam encaminhar-se para Caldas da Rainha, caso o contacto prévio por telefone assim determinasse, mas houve uma criança que foi enviada na mesma para a unidade de saúde torreense, por erro de orientação, enquanto outras ficaram sem resposta.

SNS

Comissões municipais fazem balanço de atividades

Com o intuito de efetuar um balanço das atividades realizadas ao longo deste ano pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, a Comissão Municipal de Proteção Civil do Bombarral reuniu no passado dia 17 no Salão Nobre da Câmara Municipal.

reuniao