Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C

Feira Saloia recorda princípio do século passado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia organiza a 6ª edição da Feira Saloia da Vila da Lourinhã nos dias 27 e 28 de maio, a partir das onze da manhã e final à meia-noite no primeiro dia e às sete da tarde no segundo.

A União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia organiza a 6ª edição da Feira Saloia da Vila da Lourinhã nos dias 27 e 28 de maio, a partir das onze da manhã e final à meia-noite no primeiro dia e às sete da tarde no segundo.

É uma oportunidade para recordar o princípio do século passado na Lourinhã, onde a população ia vender e comprar os seus produtos.

Nessa época o ambiente era genuinamente saloio e de grande animação, sendo a vila, do ponto de vista social e económico, um importante centro da comunidade.

Artesãos que mostravam os seus trabalhos, bancas de comércio nas principais ruas da vila e saltimbancos que animavam o povo, tudo isso fará parte do cenário.

Haverá comércio aberto à noite, gastronomia com “adegas” e tasquinhas, artesanato, bandas filarmónicas, doçaria tradicional, jogos tradicionais, música popular, ranchos folclóricos, teatro de rua (interação com os visitantes), mostra de ofícios antigos (sapateiro, amolador, barbeiro e lavadeiras), workshop e baile de danças oitocentistas e animação infantil.

Os objetivos deste evento são dinamizar o comércio local, bem como o artesanato, a doçaria tradicional e as tradições e cultura da freguesia.

Na abertura haverá uma arruada pelo percurso da Feira, acompanhada pela Academia do Bombo – Encarnação. Será aberta uma exposição de bicicletas antigas e pelas 14h30 a animação estará por conta da Bandinha Amigos da Música.

Pelas 15h, no palco principal, haverá um workshop de danças oitocentistas dinamizado por alunos do agrupamento de escolas da Lourinhã, dirigidos pelo maestro Carlos Pedro Alves. Pelas 15h30 terá lugar uma demonstração das classes de ginástica da Associação do Hóquei Clube da Lourinhã – Acrogym. Pelas 16h atuará o Grupo de Cavaquinhos de Zambujeira e Serra do Calvo.

O Grupo Concertinas do Oeste fará uma arruada pelas 17h30 e às 19h realiza-se um baile oitocentista dinamizado pelos alunos do Agrupamento de Escolas da Lourinhã, no Jardim de N.ª Sra. dos Anjos. Pelas 21h haverá um desfile de moda na Rua Dr. Francisco Sá Carneiro.

O Grupo de Cavaquinhos das Gaeiras atua pelas 21h30 no palco principal e a Bandinha Charanga sem Dó fará uma arruada pelo percurso da feira. O Rancho Folclórico “As Moleirinhas” atua pelas 23h.

No dia 28, um “Peddy-Paper” está marcado para as 10h30 na Rua Dr. Francisco Sá Carneiro. Às 11h o Grupo Vira Vadio fará uma arruada. Pelas 14h30 haverá uma demonstração das classes de ginástica da Associação do Hóquei Clube da Lourinhã – Baby gym. O Grupo de Gaiteiros da Freiria fará uma arruada.

O concerto da Banda Filarmónica da Associação Musical e Artística Lourinhanense está marcado para as 15h30no palco principal. Às 16h, na Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, haverá um desfile de moda. Pelas 16h30, no palco principal atuará o Grupo de Música Popular Portuguesa Mal Vestido, seguindo-se o Rancho Folclórico “Flores de Maio” – Reguengo Grande e o Grupo de Música Popular Portuguesa Pé D’areia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

golpe 1

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa