O Rotary Clube de Peniche (RCP) realizou, no passado dia 11, um jantar festivo no Restaurante Marginal, durante o qual foram distinguidos Marco Neves e Rodrigo Coelho.
O primeiro foi agraciado com o título de Profissional do Ano, distinção que anualmente todos os clubes rotários do mundo atribuem a um profissional, natural ou residente na sua área de ação, que se destaque pela forma como vive a sua profissão e como isso impacta na comunidade.
Marco Neves nasceu em Peniche e vive em Lisboa. Tem sete ofícios, todos virados para as línguas: tradutor, revisor, professor, leitor, conversador, autor e pai, com o ofício de contar histórias.
É professor auxiliar do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e é também diretor do escritório de Lisboa da Eurologos.
Escreve regularmente no blogue Certas Palavras e assina uma crónica semanal na plataforma Sapo.pt. Desde 2016, publicou quinze livros.
Rodrigo Coelho foi o jovem distinguido com o Prémio de Mérito Dr. Renato Fortes. Instituída pelo RCP no ano rotário 2012/13, esta distinçãoassume-se, essencialmente, como “uma homenagem pública e solene a jovens -na faixa etária dos 12 aos 30 anos, inclusive, naturais de Peniche ou que nele vivam, que, durante o período, ou na sequência de uma atividade anterior, tenham sido protagonistas de uma intervenção relevante e inovadora no concelho de Peniche, ou que de alguma forma prestigie a região, nos seguintes domínios de notoriedade: Arte e Moda; Desporto; Ciência; Empresarial; Solidariedade; Comunidade; Ensino”.
Natural de Serra d’El Rei, onde nasceu em 2002, começou a praticar ginástica de trampolins na Serrana com três anos. Foi somando conquistas até que, em 2021, chegou à Seleção Nacional de Ginástica de Trampolins, tendo participado, em novembro desse ano, no 28º Campeonato do Mundo Por Grupo de Idades (CMGI), que decorreu em Baku, no Azerbaijão. Em abril de 2022 sagrou-se campeão nacional de duplo minitrampolim e, em novembro desse ano, atingiu as finais do 29° CMGI, em duplo minitrampolim, que decorreu em Sófia, na Bulgária, ficando em 6º lugar no grupo masculino entre 17 e 21 anos. Para além da competição desportiva, Rodrigo Coelho é estudante da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.
0 Comentários