Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

Bombeiros Voluntários comemoraram 96º aniversário no Vau

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Depois de um périplo por todas as freguesias do concelho ao longo dos últimos anos, as comemorações do 96º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Óbidos (AHBVO) realizaram-se a 2 de abril no Vau.

Depois de um périplo por todas as freguesias do concelho ao longo dos últimos anos, as comemorações do 96º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Óbidos (AHBVO) realizaram-se a 2 de abril no Vau.

Segundo o comandante dos bombeiros voluntários de Óbidos, Marcos Martins, 2022 foi um ano muito difícil, devido a diversos constrangimentos e, principalmente, por causa do falecimento de dois bombeiros de referência desta corporação. Para assinalar essa perda, foi feito um minuto de silêncio durante a sessão solene.

Marco Martins destacou, no seu discurso, a reorganização dos serviços, “de forma a que a disponibilidade dos recursos humanos seja o mais eficiente possível”. Foi assim possível separar o serviço operacional do transporte de doentes urgentes, tornando ambos mais eficazes e com mais recursos humanos.

O responsável destacou ainda que este corpo de bombeiros está apto a funcionar sem depender do comando, tal é a confiança que existe nos chefes e sub-chefes.

O comandante aproveitou a ocasião para pedir ao presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, para que seja criada uma terceira Equipa de Intervenção Permanente naquele concelho. Pedido que foi feito aceite prontamente pelo edil obidense.

“Já nos foi feito por outros colegas autarcas que Óbidos tem dado um apoio extraordinário aos bombeiros”, adiantou Filipe Daniel, dizendo que esta é uma instituição que merece ainda mais. Não só pela missão que cumprem, mas também “pelos valores que vão transmitindo de geração para geração”, o que considera muito importante do ponto de vista social.

O presidente da direção da AHBVO, Mário Minez, afirmou que a associação está num momento de mudança, em que os mais antigos vão saindo, mas com a entrada de novos bombeiros. No entanto, salientou o excelente trabalho que todos têm feito. “No concelho de Óbidos as pessoas sentem-se seguras com os bombeiros que têm”, disse, pedindo à Câmara que faça um monumento de homenagem aos soldados da paz.

Na cerimónia discursaram ainda o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Eduardo Correia, o comandante Sub-Regional do Oeste, Carlos Silva, o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Leiria, Rui Rocha, para além do presidente da mesa da Assembleia-Geral da associação, José Machado, e presidente da Junta de Freguesia de Vau, Frederico Lopes.

Condecorações e promoções

O dia teve início com o hastear das bandeiras no quartel de Óbidos, seguindo-se a romagem ao cemitério dos Arcos, a missa de homenagem aos bombeiros falecidos e a bênção dos novos veículos junto à Igreja da Nossa Senhora da Piedade no Vau.

No largo da Junta de Freguesia, ao final da manhã, juntaram-se todos os participantes, com os bombeiros em parada, seguindo depois para a sede da associação, onde teve lugar a sessão solene e, após isso, o almoço comemorativo.

Cumprido que está o objetivo de levar as comemorações dos aniversários da associação a todas as sedes de freguesia de Óbidos, em 2024 a festa voltará a ser no quartel.

Na sessão solene, que juntou bombeiros, as suas famílias e entidades convidadas, foram atribuídas várias condecorações e promoções, mas houve também o juramento de bandeira de novos elementos que passaram a integrar o quadro ativo, na carreira de bombeiro voluntário e bombeiro especialista.

Na Escola de Cadetes foram atribuídas quatro insígnias a novos infantes e cinco elementos passaram à categoria de cadetes. Foram entregues as divisas de bombeira de 3ª a uma estagiária e dois bombeiros foram promovidos a especialistas.

Na sequência da requalificação do Corpo de Bombeiros de Óbidos da tipologia 2 para 1, atingindo o topo da hierarquia da classificação dos corpos de bombeiros, foi aumentada a dotação dos recursos humanos no quadro ativo, originando novas vagas nas diversas categorias da carreira de bombeiro. Nesse âmbito, foram promovidos oito bombeiros à 2ª categoria, cinco à de 1ª, quatro a sub-chefes e um a chefe.

Em relação às condecorações, 16 bombeiros receberam a medalha da assiduidade, nos seus diferentes graus.

À corporação foi atribuída, pela Liga dos Bombeiros Portugueses, uma medalha relativa às missões dos bombeiros na resposta à pandemia Covid-19.

As bombeiras e bombeiros que integraram as brigadas profissionais, no âmbito da Covid-19, receberam também um louvor por parte do comando.

Um dos momentos mais emotivos da cerimónia foi quando se assinalou a passagem ao quadro de honra do chefe Vitor Mendonça. Para o comandante Marco Martins, embora respeite a sua saída, esta é uma grande perda para os bombeiros de Óbidos.

Para além do chefe Vítor Mendoça, recebeu ainda a medalha do Quadro de Honra o bombeiro António Filipe. O chefe Carlos Jorge foi distinguido com a medalha de dedicação e altruísmo.

Pela primeira vez, foi atribuído o galardão aos bombeirinhos do ano com o propósito de reconhecer o infante e o cadete que se destacaram, pela “dedicação, solidariedade e altruísmo”, servindo de “estímulo e motivação para os seus pares”. Os vencedores foram a infante Michelle Lourenço e o cadete Simão Ferreira.

Márcia Carvalho, por ter a melhor classificação entre os elementos do quadro ativo, foi eleita bombeira do ano, recebendo um cheque de 100 euros (atribuído pelo comando).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2