Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Arte evoca Dia da Mulher

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No mês dedicado a celebrar as conquistas alcançadas por mulheres no que toca à igualdade de género, o Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, promove atividades que valorizam os percursos já realizados e, também, reforçam o longo caminho a percorrer para assegurar esta igualdade. A instituição organiza uma exposição, visita e conferência, em ações […]

No mês dedicado a celebrar as conquistas alcançadas por mulheres no que toca à igualdade de género, o Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, promove atividades que valorizam os percursos já realizados e, também, reforçam o longo caminho a percorrer para assegurar esta igualdade. A instituição organiza uma exposição, visita e conferência, em ações dentro e fora do Museu José Malhoa, que convidam o público a participar na garantia não-violência e da igualdade social.

Na primeira das ações, a 8 de março, o Museu José Malhoa une-se a professores e alunos do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro para uma nova montagem de “A verdade dói”, no âmbito do Dia Internacional da Mulher. A atividade faz parte da iniciativa “Malhoa na Rua”, que consiste em ações educativas nas escolas e agrupamentos das Caldas da Rainha.

“A verdade dói” é uma exposição-instalação que conta a história de vinte e oito mulheres vítimas de violência. A exposição, após passar por São João da Madeira e Coimbra, esteve aberta ao público no Museu José Malhoa de 25 de novembro de 2022 (Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres) até ao passado dia 12 de fevereiro. A exposição, que confronta os visitantes com histórias reais de violência exercida sobre as mulheres, foi cedida ao Museu José Malhoa pelo Museu do Calçado e pelo Município de São João da Madeira, e resulta de uma parceria com a União de Mulheres Alternativa e Resposta e a Direção Regional de Cultura do Centro.

Nesta nova proposta expositiva no Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, o projeto “Malhoa na Rua”, através de “A verdade dói” pretende estimular uma sensibilização da comunidade escolar e público a uma das temáticas mais complexas da nossa sociedade, procurando mobilizar os jovens para refletir sobe o tema. São mais de dez as formas de violência contra a mulher presentes em “A verdade dói”, numa mostra que convida o público a “calçar os sapatos” de cada uma dessas mulheres.

A iniciativa levará esta exposição a todos os alunos do agrupamento visto que o espaço em que se insere servirá de plataforma e recurso físico para as aulas de Cidadania e Desenvolvimento ao longo do mês de março. A exposição será inaugurada no dia 8 de março, pelas 15h, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, e tem acesso gratuito.

Outra atividade, no dia 10, pelas 10h30, será uma visita mediada por professores e alunos da Escola Rafael Bordalo Pinheiro, levando depois os participantes – jovens deste e de outros estabelecimentos de ensino – virtualmente ao Museu do Calçado.

No dia 11, pelas 15h, o Museu José Malhoa convidou a pesquisadora Sofia Bandeira Duarte para realizar a conferência “Maria de Lourdes de Mello e Castro (1903-1996): Uma Discípula de José Malhoa”. Será abordada uma das mais importantes figuras femininas da arte portuguesa, com expressiva representação no acervo do museu.

A autora de “A vendedeira de laranjas”, obra de 1929, fez a sua primeira exposição individual em 1931, quando tinha apenas 27 anos. Este foi um marco no que toca à sua carreira artística, muito influenciada por Malhoa, seu professor.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Artesanato invadiu Praça da Fruta

“O nosso objetivo foi atingido: reunião entre artesãos de várias áreas, convívio e partilha de conhecimentos e ‘saber fazer’, com todos os que nos visitaram”, resumiu Teresa Teodoro, presidente da Associação de Artesãos de Caldas da Rainha, em relação ao evento “Artesanato na Praça”, que decorreu no passado sábado.

artesanatonapraca2

Maria Inácia Rezola apresentou exposição sobre 25 de Abril patente no CCC

A comissária da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, esteve no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a 16 de abril, para inauguração de uma exposição sobre a revolução e aproveitou a ocasião para uma espécie de aula inaugural para duas turmas das escolas Rafael Bordalo Pinheiro e Raul Proença, no âmbito do Serviço Educativo do CCC.

exposicao25deabrilccc1

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne