A Associação MVC – Movimento Viver o Concelho “não ficou indiferente à tragédia que aconteceu na Turquia e Síria” e decidiu organizar uma ação de angariação de bens para as vítimas do terramoto.
. A ação, que decorreu no passado fim de semana na sede do MVC e em parceria com a Silver Coast Volunteers Association juntou mais de uma centena de bens e 420 euros em donativos.
A iniciativa, que se realizou ao longo de dois dias, foi “um sucesso, tendo bastante a adesão por parte da comunidade caldense”, frisou Teresa Serrenho, presidente da Associação MVC, que “quis fazer parte da resposta rápida e urgente ao acontecimento”.
Mencionou também que “foi bom ver a comunidade a organizar-se para responder às emergências sociais que acontecem, pois as catástrofes naturais que acontecem sem aviso prévio lembram-nos a nossa fragilidade e que precisamos ou podemos a qualquer momento precisar da ajuda uns dos outros”.
A ação de solidariedade, que contou com ajuda da comunidade estrangeira que vive na região, conseguiu “encher uma carrinha, com bens doados”.
Inicialmente os bens a serem solicitados eram bens alimentares, como leite em pó para todas as idades, papas lácteas, enlatados, vestuário, produtos de higiene de criança (toalhitas e fraldas todos os tamanhos) e para adultos. “Mais tarde, os pedidos foram-se alterando, pedindo assim cobertores, sacos de cama, tendas, geradores e lanternas”, explicou Teresa Serrenho, adiantando que “apenas foram aceites artigos novos e adaptados às condições climatéricas”.
Além da recolha de bens, a associação conseguiu a angariar cerca de 420 euros, que foram utilizados para adquirir sacos de cama, tendas, lanternas e mantas térmicas descartáveis.
Todo o material angariado foi transportado até uma delegação no Porto, que já se encontra a receber os bens doados e que mais tarde vai encaminhá-los para a Turquia.
No total foram recolhidos “centenas de embalagens com bens alimentares e mais de cem cobertores, mantas e sacos de cama”, adiantou Teresa Serrenho.
0 Comentários