Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Ausência de desfile das crianças e carnaval dos idosos divide Câmara

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Este ano não tem lugar o habitual desfile infantil de sexta-feira e o baile dos idosos, habitualmente à quinta-feira, para celebrar o carnaval nas Caldas da Rainha, uma decisão tomada pela Câmara depois das instituições envolvidas alegarem dificuldades logísticas e não se mostrarem interessadas no evento, situação que levou os vereadores do PSD da Câmara […]

Este ano não tem lugar o habitual desfile infantil de sexta-feira e o baile dos idosos, habitualmente à quinta-feira, para celebrar o carnaval nas Caldas da Rainha, uma decisão tomada pela Câmara depois das instituições envolvidas alegarem dificuldades logísticas e não se mostrarem interessadas no evento, situação que levou os vereadores do PSD da Câmara Municipal das Caldas da Rainha a fazerem notar o seu protesto na reunião da passada segunda-feira.

Numa declaração para a ata da reunião, os vereadores social-democratas apontam que o carnaval das Caldas da Rainha “tem uma tradição ao longo dos anos alicerçada em diversos festejos alusivos da época”.

“A Câmara Municipal ao longo dos tempos foi adaptando a sua ação nesta matéria com base no contexto e das circunstâncias. Assim e de uma forma sequencial e como garantia da manutenção da “folia” os festejos de carnaval estavam estruturados com a realização do Carnaval dos Idosos, onde se juntavam cerca de duas mil pessoas e onde era proporcionado um momento de convívio a quem já numa idade diferente queria ter mais um momento de convívio e alegria, o corso de carnaval organizado em conjunto com as coletividades do concelho e que movimentava milhares de pessoas, um desfile de carnaval das crianças em conjunto com as escolas do concelho que também movimentava milhares de pessoas, o Baile do Casino (tradição mais recente resgatada ao passado), o apoio ao enterro do carnaval (organizado por coletividades do concelho), para além da animação e de apoio às festividades em diversas colectividades”, descreveram.

“Os modelos de organização de eventos devem ser revistos de tempos a tempos para otimizar e criar condições de projeção dos mesmos”, admitiram, mas “não podemos por um lado dizer que queremos manter o carnaval nas Caldas da Rainha e por outro não incentivar os mais novos a “brincarem” ao carnaval”, defenderam.

Segundo lembraram, “o desfile infantil era um momento de envolvimento com a comunidade escolar, pública e privada, em que a mesma, através do Grupo de Animação Infantil, se envolvia e colaborava na sua organização”. “Era um momento de preparação, partilha, convívio e festa entre o pessoal docente e não docente com as crianças e as famílias. Era também um momento de valorização e visibilidade do bom trabalho que muitos fazem em educação nas Caldas, nomeadamente sublinhando projetos de escola e temáticas de educação ambiental”, manifestaram.

Os social-democratas mostraram-se desagradados porque “souberam pela comunicação social que a Camara Municipal não vai organizar nem o “Carnaval dos Idosos” nem o “Desfile de Carnaval das Crianças”.

O presidente da Câmara, Vitor Marques, rejeita que os vereadores não tenham tido conhecimento da alteração, explicando “numa primeira fase foi apresentado o plano de atividades em reunião de Câmara e depois quando houve um encontro com as instituições envolvidas, das catorze apenas uma se mostrou disponível para participar”. Posição semelhante tiveram os agrupamentos escolares.

“Alegaram dificuldades logísticas e que não estavam reunidas as condições necessárias, inclusive as climatéricas, por estar muito frio, e nós respeitámos a posição e definimos outros eventos em substituição”, disse o autarca.

Vitor Marques esclareceu que a alteração não se deveu a questões financeiras, até porque “os valores envolvidos no carnaval deste ano vão ultrapassar os cem mil euros e os apoios dados às coletividades e associações pela sua participação com carros alegóricos e figurante terá um aumento de cerca de 50%”.

Para todas as crianças do pré-escolar e do ensino básico do concelho está previsto de 14 a 16 de fevereiro uma ida ao circo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3