Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Deputados do PSD interrogam ministro sobre falta de médicos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Deputados do PSD na Assembleia da República interrogaram o ministro da saúde sobre a falta de médicos em centros de saúde das Caldas da Rainha, questionando-o sobre autorizações necessárias para que alguns profissionais possam trabalhar.

Deputados do PSD na Assembleia da República interrogaram o ministro da saúde sobre a falta de médicos em centros de saúde das Caldas da Rainha, questionando-o sobre autorizações necessárias para que alguns profissionais possam trabalhar.

Hugo Oliveira, Olga Silvestre, João Marques e João Barreiras Duarte, num requerimento dirigido ao presidente da Assembleia da República no dia 28 de dezembro, apontam que “ao longo dos tempos têm sido várias as unidades de saúde em diferentes freguesias do concelho das Caldas da Rainha que têm tido dificuldades em garantir os serviços mínimos aos utentes”.

Os social-democratas relatam os casos dos polos dos Rostos, na freguesia do Landal, de A-dos-Francos e de Santa Catarina, pertencentes à Unidade de Cuidados Saúde Personalizados (UCSP) de Caldas da Rainha, e do polo de Alvorninha, da UCSP Pelicano Real.

“A falta de médicos tem vindo a prejudicar a população, que é fustigada pela insuficiência e incompetência dos serviços do estado. Os respetivos presidentes de junta, numa tentativa de apoiar a garantia da manutenção do serviço às populações, têm desenvolvido todos os esforços para encontrarem profissionais disponíveis para exercer as referidas funções. No entanto, para tal será necessária a autorização por parte do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte e da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para começarem a trabalhar com base em acordo a estabelecer entre o Ministério da Saúde e uma instituição particular de solidariedade social”, vincam.

Os deputados “perante tal inoperância”, entendem como “inaceitável que esta autorização esteja pendente”.

Assim, questionam se o ministro tem conhecimento desta situação e se vai dar instruções para que seja resolvida de forma célere.

Interrogam também se sabe o número de médicos em falta por unidade, extensão ou centro de saúde do concelho, solicitando essa listagem, e se o ministro equaciona reestruturar os modelos de gestão das unidades de saúde das Caldas da Rainha e, em caso afirmativo, quais os modelos a adotar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161