Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 32° C
19° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 33° C
19° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 30° C
  • Monday 36° C

Sobreviver à inflação

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A carne e o peixe aumentaram, as atividades extra dos filhos, o combustível e as idas ao restaurante estão cada vez mais caros. Sem tentar perder qualidade de vida, procure alterar hábitos e comportamentos que ajudarão no combate à inflação.

A carne e o peixe aumentaram, as atividades extra dos filhos, o combustível e as idas ao restaurante estão cada vez mais caros. Sem tentar perder qualidade de vida, procure alterar hábitos e comportamentos que ajudarão no combate à inflação.

A fatura alimentar tem um peso considerável no orçamento familiar, situando-se entre 35% a 40% do total das despesas. Os preços dos bens alimentares aumentaram fortemente, a dois dígitos, precedidos por um longo período de relativa estabilidade, o que leva a fundados receios de acréscimo de pobreza e dificuldades acrescidas, mesmo em famílias que antes não experienciavam tal quadro.

Faça um orçamento para a ida ao supermercado e procure cumpri-lo.

Pesquise preços e promoções. Aproveite descontos dos cartões de fidelização.

Compre fruta e legumes da época nas mercearias locais e defina refeições semanais, comprando de acordo com as necessidades e evitando desperdício.

Para cada uma das suas despesas, como seja com os serviços públicos essenciais, enumere estratégias de redução. Por exemplo, no que diz respeito a despesas de água, pode controlar mais fluxo das torneiras e diminuir a duração dos duches, e da eletricidade não deixar luzes ligadas e evitar ter utensílios em stand by são exemplos de alguns comportamentos que permitem gastar menos.

Analise, ainda, o número de contas bancárias que tem. Precisará mesmo de todas? Se possível, opte pelos serviços mínimos bancários, poupando, assim, dezenas de euros em comissões.

Faça também uma análise qualitativa dos créditos que tem e pondere libertar- se de alguns. Por exemplo, quantos cartões de crédito detém? Paga anuidade? Avalie esta questão e reduza-os ao mínimo necessário.

Para quem tem crédito à habitação com taxa de juro variável, peça simulações para a eventualidade de transferir para a taxa fixa ou mista ou até para outro banco.

Se tiver um “pé-de-meia”, pondere amortizar alguns créditos se a taxa de juro das aplicações que detiver não compensarem a inflação e tiverem uma rentabilidade abaixo do juro que paga pelo empréstimo.

Verifique se não tem seguros duplicados ou com coberturas para eventuais riscos que poderão ser importantes. Faça uma pesquisa de mercado para reduzir eventuais prémios dos seguros.

Não se esqueça que outra forma de contrariar a inflação crescente passa por aumentar os seus rendimentos. Geralmente pensamos que para aumentar rendimentos temos que ter um segundo emprego. É verdade que esta é uma das formas de o fazer, mas não a única. Aumentar o rendimento significa ter mais dinheiro durante o mês e poderá consegui-lo através, por exemplo, da venda de artigos que já não usa ou rentabilizando os seus hobbies.

Quer saber mais? Contacte-nos. A Deco Ribatejo e Oeste está disponível diariamente para esclarecer as dúvidas dos consumidores, de forma a mantê-los informados e mais protegidos. Pode entrar em contacto connosco através do nosso endereço eletrónico: deco.ribatejoeoste@deco.pt e/ou através do contacto telefónico 243329950.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Teoria da Medicina Tradicional Chinesa: os órgãos

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), um dos conceitos básicos é a teoria dos órgãos e vísceras (zàng fǔ 脏腑). Este conceito teórico por vezes leva a alguma confusão por parte do paciente, pois os nomes dos órgãos são os mesmos que damos no modelo teórico moderno.

Artigo2

Medicina Tradicional Chinesa: o que é?

O crescente problema do envelhecimento da população, as dificuldades que levam à insuficiência do nosso SNS e uma nova compreensão geral do conceito de saúde têm levado a uma procura cada vez maior por soluções alternativas à medicina convencional, sendo uma das mais comuns a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) – ou algumas das suas técnicas. Mas afinal o que é esta medicina? O que é que ela pode fazer por nós?

Artigo

O prejuízo crónico do tempo de serviço dos professores

A incompreensível obsessão dos sucessivos governos do pós-25 de Abril por prejudicar a classe docente na contagem do tempo de serviço tem provocado uma saga de lutas sindicais que aqui descrevemos, a partir do levantamento feito pela dirigente Anabela Delgado, do maior sindicato português de professores, o SPGL.

francisco martins da silva