Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
15° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
14° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 23° C

Sobreviver à inflação

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A carne e o peixe aumentaram, as atividades extra dos filhos, o combustível e as idas ao restaurante estão cada vez mais caros. Sem tentar perder qualidade de vida, procure alterar hábitos e comportamentos que ajudarão no combate à inflação.

A carne e o peixe aumentaram, as atividades extra dos filhos, o combustível e as idas ao restaurante estão cada vez mais caros. Sem tentar perder qualidade de vida, procure alterar hábitos e comportamentos que ajudarão no combate à inflação.

A fatura alimentar tem um peso considerável no orçamento familiar, situando-se entre 35% a 40% do total das despesas. Os preços dos bens alimentares aumentaram fortemente, a dois dígitos, precedidos por um longo período de relativa estabilidade, o que leva a fundados receios de acréscimo de pobreza e dificuldades acrescidas, mesmo em famílias que antes não experienciavam tal quadro.

Faça um orçamento para a ida ao supermercado e procure cumpri-lo.

Pesquise preços e promoções. Aproveite descontos dos cartões de fidelização.

Compre fruta e legumes da época nas mercearias locais e defina refeições semanais, comprando de acordo com as necessidades e evitando desperdício.

Para cada uma das suas despesas, como seja com os serviços públicos essenciais, enumere estratégias de redução. Por exemplo, no que diz respeito a despesas de água, pode controlar mais fluxo das torneiras e diminuir a duração dos duches, e da eletricidade não deixar luzes ligadas e evitar ter utensílios em stand by são exemplos de alguns comportamentos que permitem gastar menos.

Analise, ainda, o número de contas bancárias que tem. Precisará mesmo de todas? Se possível, opte pelos serviços mínimos bancários, poupando, assim, dezenas de euros em comissões.

Faça também uma análise qualitativa dos créditos que tem e pondere libertar- se de alguns. Por exemplo, quantos cartões de crédito detém? Paga anuidade? Avalie esta questão e reduza-os ao mínimo necessário.

Para quem tem crédito à habitação com taxa de juro variável, peça simulações para a eventualidade de transferir para a taxa fixa ou mista ou até para outro banco.

Se tiver um “pé-de-meia”, pondere amortizar alguns créditos se a taxa de juro das aplicações que detiver não compensarem a inflação e tiverem uma rentabilidade abaixo do juro que paga pelo empréstimo.

Verifique se não tem seguros duplicados ou com coberturas para eventuais riscos que poderão ser importantes. Faça uma pesquisa de mercado para reduzir eventuais prémios dos seguros.

Não se esqueça que outra forma de contrariar a inflação crescente passa por aumentar os seus rendimentos. Geralmente pensamos que para aumentar rendimentos temos que ter um segundo emprego. É verdade que esta é uma das formas de o fazer, mas não a única. Aumentar o rendimento significa ter mais dinheiro durante o mês e poderá consegui-lo através, por exemplo, da venda de artigos que já não usa ou rentabilizando os seus hobbies.

Quer saber mais? Contacte-nos. A Deco Ribatejo e Oeste está disponível diariamente para esclarecer as dúvidas dos consumidores, de forma a mantê-los informados e mais protegidos. Pode entrar em contacto connosco através do nosso endereço eletrónico: deco.ribatejoeoste@deco.pt e/ou através do contacto telefónico 243329950.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Diversão noturna e viagens de finalistas

Com a Páscoa, mais uma data festiva se passou, uma data muito celebrada ao longo dos anos no que toca a diversão noturna. De norte a sul foram muitos os eventos de celebração da mesma, contudo, já não é como outrora, em que se faziam romarias com família e amigos para diversos espaços noturnos espalhados pelo país fora.

ruben alves2

A UE não deve ceder nos Direitos Humanos por causa da ameaça nuclear

Em 25 de março, Hossein Amir-Abdollahian, o Ministro das Relações Exteriores do Irão e Josep Borrell, o líder da política externa da União Europeia (UE) discutiram a importância de continuar as negociações e visitas para remover as sanções nucleares sobre o Irã. Borrell reiterou que finalizar as negociações nucleares é prioritário para a UE e destacou a necessidade de suspender tais sanções.

ia