Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Tempo de recuperação de cirurgia para varizes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Quando se fala em intervenção cirúrgica para tratar as varizes, muitos dos pacientes têm medo de realizar o procedimento por causa de compromissos como o trabalho e a família. Por isso mesmo, uma das principais questões prende-se ao tempo de recuperação de cirurgia para varizes.

Quando se fala em intervenção cirúrgica para tratar as varizes, muitos dos pacientes têm medo de realizar o procedimento por causa de compromissos como o trabalho e a família. Por isso mesmo, uma das principais questões prende-se ao tempo de recuperação de cirurgia para varizes.

A par do tempo de recuperação existem receios, tais como, o desconforto ou dor no período pós-operatório.

Qual é o tempo de recuperação de cirurgia para varizes?

De um modo geral, a recuperação de uma cirurgia vascular é muito variável, contudo, para a cirurgia de varizes em particular não é longa, variando entre 1 a 15 dias, dependendo do tratamento realizado.

Outro aspeto que influencia o tempo de recuperação de uma cirurgia às varizes é o estado de saúde do paciente antes e após a cirurgia. No entanto, só o cirurgião vascular é que poderá definir o tempo de repouso adequado a cada caso.

Tempo de recuperação para cada tipo de cirurgia às varizes

Conforme foi dito, o tempo de recuperação de uma cirurgia depende, entre outros fatores, do procedimento escolhido. Afinal, alguns são mais invasivos que outros e, portanto, requerem cuidados diferentes.

Assim sendo, abaixo poderá ter uma noção do tempo de recuperação em função da técnica utilizada.

Tempo de recuperação de uma cirurgia convencional com o stripping de uma veia safena

O stripping de uma veia safena é o procedimento clássico da cirurgia de varizes. Na verdade, trata-se da remoção da veia safena interna e/ou externa que é feita através de duas incisões, uma na parte interna do joelho (ou tornozelo ântero-lateral) e outra na região da virilha. A veia safena pode então ser identificada e um fino fio de aço é inserido ao longo do interior da veia. Após o fio de aço e a veia serem laçados por um fio de seda, procede-se ao arrancamento da veia e do fio de aço simultaneamente.

Apesar de a descrição impressionar algumas pessoas, na verdade, é um procedimento realizado em ambulatório, ou seja, não é necessário o internamento do doente.

Este tipo de cirurgia requer habitualmente um tempo de recuperação de 7 a 15 dias no domicílio, contudo, permite (e é recomendado) realizar atividades ligeiras, tais como passear pela casa, logo no primeiro dia.

Ablação térmica da veia safena com radiofrequência ou laser

A energia térmica produzida pela radiofrequência e laser é atualmente utilizada para tratar varizes e é, portanto, o tratamento menos invasivo da veia safena interna e/ou externa (ou outra veia que reúna as características necessárias para o procedimento).

O procedimento não envolve a excisão cirúrgica da veia, pelo que o problema é resolvido fazendo uma pequena incisão na pele imediatamente abaixo do joelho, introduzido um cateter de radiofrequência ou laser ao longo da veia a ser tratada e, por fim, através da energia térmica que é produzida pela extremidade do cateter, é realizada a ablação da veia, obliterando-a. Tal como a técnica de stripping, esta intervenção é também realizada em ambulatório.

Devido às suas características, o tempo de recuperação para este tipo de intervenção é habitualmente mais curto entre 2 e 7 dias.

Microflebectomia

Este procedimento é ideal para tratar as varizes tronculares (as veias mais salientes que se observam no membro). A miniflebectomia pode ser implementada de forma isolada ou como um importante complemento ao stripping ou à ablação térmica das veias safenas. Como as incisões são pequenas (habitualmente entre 2-3mm), frequentemente não são necessários pontos.

Cuidados do pós-operatório

Tal como noutras cirurgias, o tempo de recuperação para a cirurgia às varizes depende não só da gravidade da doença e do estado de saúde do paciente, como também dos cuidados que doente tem no pós-operatório.

Conforme foi dito anteriormente, só um médico poderá avaliar cada caso, dando as indicações específicas para cada caso. No entanto, as recomendações no pós-operatório mais comuns são:

  • Deambular por curtos períodos e alternar com repouso e elevação dos membros;
  • Usar as meias de compressão elástica, de acordo com as indicações dadas pelo médico;
  • Evitar a exposição solar no período após a cirurgia, para que não surjam manchas na pele;
  • Sempre que se expor ao sol após o período recomendado pelo médico, utilizar protetor solar de fator de proteção elevado;
  • Praticar exercício físico respeitando as indicações médicas;
  • Uma vez que a pele ainda está sensível, não é recomendável fazer a depilação ou outros procedimentos estéticos no período pós-operatório imediato.
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Maria Inácia Rezola apresentou exposição sobre 25 de Abril patente no CCC

A comissária da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, esteve no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a 16 de abril, para inauguração de uma exposição sobre a revolução e aproveitou a ocasião para uma espécie de aula inaugural para duas turmas das escolas Rafael Bordalo Pinheiro e Raul Proença, no âmbito do Serviço Educativo do CCC.

exposicao25deabrilccc1

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas