Q

Previsão do tempo

22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 32° C
22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 33° C
23° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 36° C

Mais quatro freguesias caldenses vão ter internet rápida

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
MEO e Vodafone já distribuíram as freguesias em que terão de assegurar banda larga móvel a 100 Mbps a 90% da população, sendo algumas na região Oeste.
Banda larga móvel a 100 Mbps vai ser garantida por MEO e Vodafone

MEO e Vodafone já distribuíram as freguesias em que terão de assegurar banda larga móvel a 100 Mbps a 90% da população, sendo algumas na região Oeste.

No concelho das Caldas da Rainha são abrangidas A-dos-Francos, Alvorninha, Carvalhal Benfeito e Vidais. Em Óbidos, A-dos-Negros, Amoreira, Olho Marinho e Vau. No Bombarral está na lista a freguesia do Carvalhal, no Cadaval as freguesias de Alguber, Peral e União de Freguesias de Lamas e Cercal.

Na Nazaré é abrangida Famalicão, em Alcobaça a União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes e a União de Freguesias de Pataias e Martingança, e na Lourinhã Moita dos Ferreiros, União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, em Torres Vedras a União de Freguesias de Dois Portos e Runa, e União de Freguesias de Maxial e Monte Redondo, em Alenquer as freguesias de Carnota, Ota, Vila Verde dos Francos, União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres e União de Freguesias de Ribafria e Pereiro de Palhacana, e em Arruda dos Vinhos a freguesia de Santiago dos Velhos.

No âmbito do processo de renovação, até 2033, dos direitos de utilização de frequências (DUF) da MEO e da Vodafone nas faixas dos 900 MHz e 1800 MHz, a ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) impôs a estes operadores obrigações adicionais de cobertura em 100 freguesias de menor densidade populacional, que não estão abrangidas pelas obrigações do regulamento do 5G. Nestas 100 freguesias, a MEO e a Vodafone terão de disponibilizar um serviço de banda larga móvel com um débito mínimo de 100 Mbps, que contemple, pelo menos, 90% da população.

Os dois operadores já chegaram a acordo quanto à distribuição das freguesias que cada um irá cobrir. Este acordo foi comunicado à ANACOM, que procedeu à sua homologação. Estas obrigações de cobertura têm de ser cumpridas no prazo máximo de um ano (até 13 de julho de 2023).

A MEO e a Vodafone devem cobrir, respetivamente, 56 e 44 das 100 freguesias listadas, que acrescem às freguesias que já são objeto de obrigações de cobertura decorrentes do Leilão 5G e de outras faixas relevantes.

A ANACOM procura criar condições que assegurem uma maior coesão económica e social do território e facilitar a transição digital. Aliás, estes objetivos estão igualmente subjacentes às obrigações de cobertura decorrentes do leilão do 5G, que estabelecem que 75% da população das freguesias de baixa densidade deve ser coberta com banda larga móvel em 2023, percentagem que subirá para 90% em 2025 para as freguesias nas condições indicadas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Secretário-geral do PSD foi à Expotur apoiar o partido local

O secretário-geral do PSD, Hugo Soares, esteve na passada quinta-feira na Expotur - Festa de Verão, em Caldas da Rainha,onde sublinhou que “viemos dar o nosso apoio ao PSD de Caldas da Rainha”, adiantando que “recuperar esta CâmaraMunicipal para o partido é também...

hugo soares

2500 pessoas em corrida de toiros mista

Mais de 2500 pessoas (mais de dois terços da lotação) assistiram na praça do Sítio da Nazaré, na noite do passado sábado, ao regresso a esta arena das corridas de toiros mistas, nas quais existem toureio a cavalo e toureio a pé.

sitio 1

Aluno da ESAD.CR quer promover música da região no Brasil

Marcelo Domingues, aluno de Gestão Cultural na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, está desenvolver um projeto para o mestrado, procurando mapear a cena musical em todo distrito de Leiria, com o objetivo de conectar e exportar a música desta região internacionalmente, em especial para o Brasil. 

rimel