Q

Previsão do tempo

22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 27° C
23° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 27° C
23° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 30° C

“Júpiter” no CCC

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha é palco de “Júpiter”, concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML), no dia 1 de julho, pelas 21h30.

O Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha é palco de “Júpiter”, concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML), no dia 1 de julho, pelas 21h30.

Serão interpretadas obras de Debussy (Syrinx, para flauta solo), Mozart (Concerto para Flauta e Orquestra N.º 1 e Sinfonia N.º 41, Júpiter), com Nuno Inácio na direção musical e flauta.
A ideia de que Mozart teria aversão à flauta tem origem numa carta que dirigiu a seu pai em 1778, na qual desabafava a falta de motivação para satisfazer uma encomenda que lhe foi feita por um aristocrata e músico amador aquando da sua passagem por Mannheim. Na verdade, dedicou àquele instrumento muita música sublime. É isso mesmo que o 1.º flautista da OML, Nuno Inácio, se propõe mostrar neste programa à frente da sua orquestra, com duas obras escolhidas a dedo.
O Concerto para Flauta N.º 1 foi composto naquela ocasião, mas não transparece qualquer tipo de enfado. Em três andamentos, é pleno de jovialidade e lirismo, para lá de terminar com um minueto que dispensa apresentações. Revisita depois a derradeira sinfonia, a Júpiter, uma partitura com momentos incríveis protagonizados por uma só flauta no topo da secção das madeiras.
Diante de tudo isto, serve de introito uma curta peça para flauta solo de Debussy datada de 1913. Syrinx traduz o nome da ninfa Siringe, e também da flauta de pã.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival das Adiafas nos Vidais

Música, gastronomia, fogo de artifício, showcooking, demonstrações de alfaias e equipamentos agrícolas no terreno, palestras sobre agricultura, artesanato, aula de zumba, missa campal, bênção de colheitas, passeio de tratores e bênção dos mesmos, fizeram parte da primeira edição do Festival das Adiafas Vidais'2022, um novo evento nesta localidade do concelho das Caldas da Rainha.

vidais3

Atividade física e da saúde no Vau

No passado dia 1 a Junta de Freguesia do Vau, em Óbidos, assinalou o dia da atividade física e da saúde, na tentativa de incentivar a realização regular de exercício físico e lutar contra o sedentarismo. Participaram o instrutor de zumba, João Santos, e Marisa...

vau

Novo comandante na Capitania da Nazaré

O capitão-de-fragata Lopes Figueiredo tomou posse na passada terça-feira do cargo de capitão do porto da Nazaré, durante uma cerimónia protocolar que teve lugar no Forte de São Miguel Arcanjo.

comandante