Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Obras de modernização da Linha do Oeste podem sofrer mais atrasos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Infraestruturas de Portugal (IP) assegura que já foi executada mais de 30% do total da empreitada de modernização e eletrificação da Linha do Oeste no troço entre Meleças e Torres Vedras, e que as obras estão a decorrer, mas a Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste (CPDLO) aponta que estão “paradas” por terem sido reveladas desconformidades no projeto que terão levado o consórcio construtor a retirar metade dos equipamentos e trabalhadores.
Intervenção no troço entre Meleças e Torres Vedras

A Infraestruturas de Portugal (IP) assegura que já foi executada mais de 30% do total da empreitada de modernização e eletrificação da Linha do Oeste no troço entre Meleças e Torres Vedras, e que as obras estão a decorrer, mas a Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste (CPDLO) aponta que estão “paradas” por terem sido reveladas desconformidades no projeto que terão levado o consórcio construtor a retirar metade dos equipamentos e trabalhadores.

O jornal “Público” divulgou no final de março que o consórcio confrontou-se com a necessidade de fazer trabalhos a mais na ordem dos dez milhões de euros, por ter sido detetado que havia uma desconformidade entre a base topográfica fornecida pelo projetista e aprovada pela IP, e a realidade do terreno. Na prática, de acordo com o jornal, isso obrigava a que em zonas onde se previa retificar o traçado da via férrea ou construir a via dupla, os aterros e escavações a efetuar se revelaram muito superiores aos que constavam no projeto, o que aguardará autorização.

Contactada pela agência Lusa, a IP esclareceu que a empreitada não está parada e que “as frentes de trabalho continuam a decorrer”.

A CPDLO alerta que “a paralisação das obras neste troço a que soma o atraso relativo ao lançamento da obra do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha e a divisão do processo de modernização e eletrificação da Linha do Oeste em duas fases distintas (a sul e a norte das Caldas da Rainha) que poderão ter uma diferença de conclusão superior a cinco anos, revelam a ausência de empenho em fazer deste eixo ferroviário um importante vetor de desenvolvimento económico e social da região Oeste”.

Segundo faz notar, “os atrasos já registados na execução do projeto de modernização e eletrificação da Linha do Oeste impedem também que fiquem, mais rapidamente, reunidas as condições para uma melhor oferta do transporte público ferroviário, nas ligações regionais e interregionais, para a redução dos custos decorrentes da utilização de material circulante a diesel e do transporte rodoviário coletivo ou individual, designadamente nas ligações entre os grandes centros urbanos e para a diminuição dos níveis de poluição”.

Se a situação se protelar, a CPDLO assegura que realizará iniciativas que pressionem o Governo e as outras entidades envolvidas, tendo já solicitado ao ministro das Infraestruturas e Habitação uma reunião com caráter de urgência para reclamar a sua intervenção para que a obra entre Torres Vedras e Caldas da Rainha seja lançada e para a resolução do problema existente no troço entre Meleças e Torres Vedras.

À Lusa, a IP afirmou que a intervenção entre Torres e Caldas já foi contratada, aguardando-se a assinatura do auto de consignação, que marcará a data de início da empreitada, após a concessão do visto prévio ao contrato, que foi solicitado ao Tribunal de Contas em dezembro de 2021. A empreitada tem um prazo de execução de 660 dias.

A obra no troço Torres Vedras-Caldas da Rainha, ao longo de 44 quilómetros, orçada em 40 milhões de euros, compreende a construção de uma variante com dois quilómetros de extensão e correções de traçado para melhoria da velocidade no troço, eletrificação integral, estabilização de taludes e construção de muros de suporte.

Haverá beneficiação em cinco estações e quatro apeadeiros, com o alteamento das plataformas de passageiros e a criação de acessos para pessoas com mobilidade condicionada, transformação do apeadeiro de São Mamede em estação, com a construção de uma nova linha. Está ainda prevista a automatização e supressão de passagens de nível, e construção de quatro passagens desniveladas ao caminho de ferro e caminhos paralelos.

A intervenção no troço da Linha do Oeste entre Meleças e Torres Vedras, num investimento de 61,7 milhões de euros, estende-se ao longo de 43 quilómetros, com construção de desvios para cruzamento de comboios, eletrificação integral, estabilização de taludes e construção de muros de suporte, beneficiação em cinco estações e seis apeadeiros, com o alteamento de plataformas e a criação de acessos para pessoas com mobilidade condicionada, a construção de uma subestação de tração elétrica e de postos autotransformadores.

Está prevista a automatização e supressão de passagens de nível, construção de nove passagens desniveladas e intervenções em quatro túneis.

De acordo com a IP, “a obra permitirá a melhoria da eficiência e competitividade do sistema ferroviário, através do aumento da capacidade, segurança e fiabilidade da exploração e redução dos tempos de trajeto, diminuindo as emissões de dióxido de carbono”.

A eletrificação do troço até às Caldas da Rainha não só permitirá a redução do tempo de percurso desde Lisboa, como abre a possibilidade de aumento da oferta de 16 circulações para 48 (nos dois sentidos).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1