Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 25° C
15° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 26° C

Raul Proença organiza concurso nacional “Cantar em Alemão”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Pela primeira vez o Agrupamento de Escolas Raul Proença organizou o concurso nacional “Cantar em Alemão” em parceria com o Goethe-Institut Portugal.
Mais de 100 alunos participaram no concurso “Cantar em Alemão”

Pela primeira vez o Agrupamento de Escolas Raul Proença organizou o concurso nacional “Cantar em Alemão” em parceria com o Goethe-Institut Portugal.

A 13ª edição deste concurso decorreu no passado dia 1, no auditório dos Pimpões. O concurso contou com a presença de 112 alunos do 1º ao 12º ano, em representação de escolas das Caldas da Rainha (Agrupamento de Escolas Raul Proença), Matosinhos, Figueira da Foz e Açores (Ponta Delgada) e houve oito atuações.

Foi Célia Marteleira, professora de alemão na Escola Secundária Raul Proença, quem abraçou esta iniciativa, que durante onze anos se realizou no Liceu Camões, em Lisboa. “Como somos uma escola do projeto PEPA (Escolas-Piloto de Alemão) o Goethe-Institut Portugal lançou-nos o desafio, que foi aceite, sendo este o 1º concurso presencial depois da pandemia, porque no ano passado decorreu online”, explicou a docente.

Os alunos, divididos em grupo, cantaram uma canção escolhida por si em alemão, perante os outros participantes, como se estivessem a dar um concerto, complementando a sua exibição musical com uma pequena coreografia feita com os colegas do grupo. Houve grupos onde a música foi tocada a partir de uma faixa de karaoke e houve dois grupos que tocaram com os seus próprios instrumentos.

As melhores contribuições de diversas categorias foram premiadas por um júri do Goethe-Institut Portugal, mas todos os participantes receberam um prémio.

O evento iniciou-se com um almoço convívio no refeitório da Escola Raul Proença.

Uma turma do 1º ano da Escola Básica de Santo Onofre cantou em alemão. Dezoito estudantes do 9º C, que foram os anfitriões do evento, tiveram a tarefa de orientar as equipas de outras escolas.

Os apresentadores foram ex-alunos de alemão que agora estão no 10º ano. Dois jovens apresentaram o espetáculo em alemão e um aluno em português.

Em 2023 será novamente este agrupamento a organizar o “Cantar em Alemão”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

ines 1

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

golpe 1

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira