Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 28° C
15° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 28° C
15° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C
  • Monday 30° C

Raul Proença organiza concurso nacional “Cantar em Alemão”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Pela primeira vez o Agrupamento de Escolas Raul Proença organizou o concurso nacional “Cantar em Alemão” em parceria com o Goethe-Institut Portugal.
Mais de 100 alunos participaram no concurso “Cantar em Alemão”

Pela primeira vez o Agrupamento de Escolas Raul Proença organizou o concurso nacional “Cantar em Alemão” em parceria com o Goethe-Institut Portugal.

A 13ª edição deste concurso decorreu no passado dia 1, no auditório dos Pimpões. O concurso contou com a presença de 112 alunos do 1º ao 12º ano, em representação de escolas das Caldas da Rainha (Agrupamento de Escolas Raul Proença), Matosinhos, Figueira da Foz e Açores (Ponta Delgada) e houve oito atuações.

Foi Célia Marteleira, professora de alemão na Escola Secundária Raul Proença, quem abraçou esta iniciativa, que durante onze anos se realizou no Liceu Camões, em Lisboa. “Como somos uma escola do projeto PEPA (Escolas-Piloto de Alemão) o Goethe-Institut Portugal lançou-nos o desafio, que foi aceite, sendo este o 1º concurso presencial depois da pandemia, porque no ano passado decorreu online”, explicou a docente.

Os alunos, divididos em grupo, cantaram uma canção escolhida por si em alemão, perante os outros participantes, como se estivessem a dar um concerto, complementando a sua exibição musical com uma pequena coreografia feita com os colegas do grupo. Houve grupos onde a música foi tocada a partir de uma faixa de karaoke e houve dois grupos que tocaram com os seus próprios instrumentos.

As melhores contribuições de diversas categorias foram premiadas por um júri do Goethe-Institut Portugal, mas todos os participantes receberam um prémio.

O evento iniciou-se com um almoço convívio no refeitório da Escola Raul Proença.

Uma turma do 1º ano da Escola Básica de Santo Onofre cantou em alemão. Dezoito estudantes do 9º C, que foram os anfitriões do evento, tiveram a tarefa de orientar as equipas de outras escolas.

Os apresentadores foram ex-alunos de alemão que agora estão no 10º ano. Dois jovens apresentaram o espetáculo em alemão e um aluno em português.

Em 2023 será novamente este agrupamento a organizar o “Cantar em Alemão”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Despiste mortal na estrada entre a Foz e Caldas

Um homem de 63 anos morreu na sequência do despiste do carro que conduzia, ao final da manhã da passada quinta-feira na variante entre a Foz do Arelho e as Caldas da Rainha, na zona da freguesia do Nadadouro, após uma curva.

despiste 1

127 anos dos bombeiros festejados em cerimónia emotiva

A cerimónia do 127º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, realizada no passado domingo, foi bastante emotiva, pela passagem ao quadro de honra de dois bombeiros, pelas promoções, condecorações e louvores, pela transferência de testemunho do porta-estandarte, pela atribuição de patrono a duas viaturas, pelo elogio ao comandante de Pedrógão Grande, mas sobretudo por ter sido lembrada a morte de um bombeiro da corporação vizinha de Óbidos no maior incêndio ocorrido este ano nas Caldas da Rainha.

bombeiros1

Agrupamento Escolas São Martinho do Porto – António Salvador – 17,6 valores

António Salvador, do Agrupamento Escolas São Martinho do Porto, terminou o 12º ano com uma média de 17,6 valores. O jovem de 17 anos entrou na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, no curso de Direito. Apesar das aulas ainda não terem começado, está a “gostar bastante da receção”.

antonio escola sao martinho