Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Raul Proença organiza concurso nacional “Cantar em Alemão”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Pela primeira vez o Agrupamento de Escolas Raul Proença organizou o concurso nacional “Cantar em Alemão” em parceria com o Goethe-Institut Portugal.
Mais de 100 alunos participaram no concurso “Cantar em Alemão”

Pela primeira vez o Agrupamento de Escolas Raul Proença organizou o concurso nacional “Cantar em Alemão” em parceria com o Goethe-Institut Portugal.

A 13ª edição deste concurso decorreu no passado dia 1, no auditório dos Pimpões. O concurso contou com a presença de 112 alunos do 1º ao 12º ano, em representação de escolas das Caldas da Rainha (Agrupamento de Escolas Raul Proença), Matosinhos, Figueira da Foz e Açores (Ponta Delgada) e houve oito atuações.

Foi Célia Marteleira, professora de alemão na Escola Secundária Raul Proença, quem abraçou esta iniciativa, que durante onze anos se realizou no Liceu Camões, em Lisboa. “Como somos uma escola do projeto PEPA (Escolas-Piloto de Alemão) o Goethe-Institut Portugal lançou-nos o desafio, que foi aceite, sendo este o 1º concurso presencial depois da pandemia, porque no ano passado decorreu online”, explicou a docente.

Os alunos, divididos em grupo, cantaram uma canção escolhida por si em alemão, perante os outros participantes, como se estivessem a dar um concerto, complementando a sua exibição musical com uma pequena coreografia feita com os colegas do grupo. Houve grupos onde a música foi tocada a partir de uma faixa de karaoke e houve dois grupos que tocaram com os seus próprios instrumentos.

As melhores contribuições de diversas categorias foram premiadas por um júri do Goethe-Institut Portugal, mas todos os participantes receberam um prémio.

O evento iniciou-se com um almoço convívio no refeitório da Escola Raul Proença.

Uma turma do 1º ano da Escola Básica de Santo Onofre cantou em alemão. Dezoito estudantes do 9º C, que foram os anfitriões do evento, tiveram a tarefa de orientar as equipas de outras escolas.

Os apresentadores foram ex-alunos de alemão que agora estão no 10º ano. Dois jovens apresentaram o espetáculo em alemão e um aluno em português.

Em 2023 será novamente este agrupamento a organizar o “Cantar em Alemão”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161