Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Curso pioneiro de turismo literário teve 36 alunos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
36 alunos acreditaram na riqueza e potencialidades do turismo literário e tornaram-se pioneiros ao frequentarem a primeira edição de um curso dedicado a esta temática organizado pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) ao longo de três meses.
Alunos mostraram os diplomas de conclusão do curso

36 alunos acreditaram na riqueza e potencialidades do turismo literário e tornaram-se pioneiros ao frequentarem a primeira edição de um curso dedicado a esta temática organizado pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) ao longo de três meses.

A sessão de entrega dos diplomas pela conclusão do curso aconteceu na passada quinta-feira, no restaurante pedagógico da EHTO, durante um jantar literário, marcado por apontamentos de “Os Maias”, de Eça de Queiroz.

No evento, para além de alguns alunos, estiveram o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, e a vereadora da cultura, Margarida Reis, tendo em conta a ligação do curso à Vila Literária certificada pela UNESCO desde 2015. Caldas da Rainha, cidade das artes, esteve representada pela vereadora da cultura, Conceição Henriques, e pela chefe de gabinete da Câmara, Sara Oliveira.

A diretora da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, Regina Madruga, foi outra das convidadas.

O jantar preparado e servido pelos alunos da EHTO fez o presidente da Câmara de Óbidos comentar que que “a ligação entre a literatura e a gastronomia casa muito bem”, sublinhando também a “estratégia diferenciadora de Óbidos” ao apostar na vertente literária.

A vereadora da cultura da Câmara das Caldas considerou ter sido um “jantar extraordinário”, fazendo uma associação da “arte de cozinhar com a literatura”, que permitiu “cruzar sentidos, numa relação artística”.

Daniel Pinto, diretor da EHTO, explicou que o curso “surgiu na sequência de um repto lançado pelo Turismo de Portugal às suas escolas no sentido de ser preparada uma oferta formativa especializada nesta área e logo a EHTO disse que tinha ser no Oeste devido à vertente cultural de Óbidos, estando agora outras escolas interessadas”.

A iniciativa insere-se no Programa de Ação para o Turismo Literário, que pretende contribuir para colocar o país no mapa dos destinos literários. Pretende-se valorizar e qualificar a oferta turística neste domínio nas suas diferentes vertentes, capacitar os profissionais de turismo neste segmento e afirmar os territórios e a sua riqueza natural, histórica e cultural, associando-os a escritores e obras literárias de referência, enaltecendo a língua portuguesa.

O reconhecimento de Óbidos pela UNESCO como Vila Literária, bem como, toda a estratégia do município de Óbidos à volta da literatura, como é exemplo o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, foram fatores determinantes para a escolha do Turismo de Portugal em realizar na EHTO a primeira edição do Curso de Turismo Literário.

Aliás, a primeira edição foi apresentada no FOLIO pela secretária de estado do Turismo, Rita Marques, que salientou que “tendo em conta o potencial de desenvolvimento do turismo literário em Portugal, prevê-se um impacto direto no reforço da coesão territorial, na promoção do turismo ao longo de todo o ano e no desenvolvimento de novos motivos de visita que proporcionem experiências inovadoras”.

Foi assim que a EHTO se tornou pioneira, atraindo a atenção de alunos com variadas profissões, relacionadas com o setor do turismo e da cultura, que pretenderam apreender conhecimentos para aprofundar o turismo cultural e desenvolver nas respetivas atividades.

Por exemplo, havia uma profissional de turismo com mais de vinte anos de carreira e que relatou que ainda não tinha tido uma experiência como esta proporcionada pelo curso. A proprietária de uma casa de turismo rural contou que pretendia desenvolver produtos de turismo literário.

O curso, orientado pela professora Marta Marques, decorreu entre 23 de novembro do ano passado e 24 de fevereiro deste ano, no total de sessenta horas, e incluiu módulos sobre literatura portuguesa e de viagens, oferta turística e marketing em turismo literário, storytelling, turismo literário cinematográfico, e produção e gestão de projetos. O formato de sessões online permitiu ter alunos de vários pontos do país.

A EHTO pretende realizar a segunda edição do curso ainda este ano.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3