Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 22° C
16° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 22° C
17° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 24° C

Comissão de Utentes da Saúde quer médicos e infraestruturas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Criada no início deste mês, a Comissão de Utentes da Saúde do concelho de Peniche realizou uma sessão de esclarecimento na Sociedade Filarmónica União 1 de Dezembro de 1902, em Atouguia da Baleia, na tarde do passado sábado, para divulgar os seus objetivos.
Comissão quer inverter a “situação atual de degradação das respostas dos serviços”

Criada no início deste mês, a Comissão de Utentes da Saúde do concelho de Peniche realizou uma sessão de esclarecimento na Sociedade Filarmónica União 1 de Dezembro de 1902, em Atouguia da Baleia, na tarde do passado sábado, para divulgar os seus objetivos.

A comissão surge da vontade de um grupo informal de pessoas pertencentes ao concelho em querer contribuir para melhoria da saúde “face à situação atual de degradação das respostas dos serviços”.

Fala em “difícil acessibilidade aos cuidados de saúde primários pela população do concelho e insuficiência na oferta hospitalar, pela fragilidade de atendimento do serviço de urgência básica e falta de valências de especialidades”.

Pretende ser “uma voz ativa nos esforços de melhoria de funcionamento dos serviços de saúde ao nível dos cuidados de saúde primários e ao nível dos cuidados hospitalares”.

Órgão independente, visa a articulação com as entidades representativas da saúde (Ministério da Saúde, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia), para colaborar na resolução dos problemas sentidos pelos utentes.

De acordo com a comissão, 44,5% da população de Peniche encontra-se sem médico de família, com maior incidência na freguesia de Atouguia da Baleia, onde se verifica a inexistência de médicos de família numa população de cerca de seis mil habitantes.

Por outro lado, faz notar que a promessa de reestruturação do hospital de Peniche em 2013, reafirmada em sede de reuniões com dirigentes políticos e responsáveis da administração hospitalar e objeto de cabimentação de verbas e processos de lançamento de concurso para obras de adaptação do hospital, ainda se encontra por concretizar.

“As extensões de saúde, nomeadamente de Atouguia da Baleia e Serra d’El Rei, manifestam necessidades prementes e humanização do espaço e infraestruturas. Ao nível do hospital, a resposta do serviço de urgência básica não tem permanentemente um médico de medicina interna e constata-se a indefinição das valências e a falta das mesmas.

Numa petição dirigida ao presidente da Assembleia da República, são apontados como exigência ao nível dos cuidados de saúde primários, o reforço urgente de médicos de família e enfermeiros e melhoria de infraestruturas e equipamentos no Centro de Saúde de Atouguia da Baleia, onde os seis mil utentes inscritos estão sem médico de família.

Para o Centro de Saúde de Peniche é pedido o reforço de médicos e enfermeiros. Os utentes inscritos no sem médico de família são 2100 e dentro de pouco tempo haverá quatro médicos reformados.

No que diz respeito ao Centro de Saúde de Ferrel, atualmente com um médico de família e um enfermeiro que assistem a três mil utentes inscritos, é sustentada a necessidade de reforço da respetiva equipa.

Quanto ao Centro de Saúde da Serra D’El Rei, verificam-se necessidades ao nível dos equipamentos e humanização do espaço.

Em relação ao Hospital de Peniche, é reivindicado o reforço da equipa médica e de enfermagem nas urgências e permanência de médico de medicina interna, abertura de mais valências ao nível do internamento e consultas externas de acordo com necessidades da população do concelho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Arrancaram obras na linha férrea entre Caldas e Torres

A Infraestruturas de Portugal deu início nesta terça-feira à empreitada de modernização do troço da Linha do Oeste entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, após a assinatura do auto de consignação ter tido lugar na estação ferroviária de Caldas da Rainha, com a presença do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

ferrovia

Patos desapareceram em A-dos-Francos

A Junta de Freguesia de A-dos-Francos colocou cinco patos no Rio Arnóia na passada segunda-feira, com o objetivo de ter “um local mais aprazível e bonito, que permita disfrutar da presença destes animais”, mas foi surpreendida no dia seguinte porque três desapareceram.

patos