Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Agitação marítima motivou esforços para evitar arrastamentos pelas ondas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O dispositivo de nadadores-salvadores na praia da Nazaré esteve ocupado no passado sábado a evitar que os visitantes da vila, na ânsia de tirar fotografias, se aproximassem em demasia do mar, onde foram registadas ondas até seis metros, motivando o alerta laranja.
O dispositivo de nadadores-salvadores na praia da Nazaré esteve ocupado

O dispositivo de nadadores-salvadores na praia da Nazaré esteve ocupado no passado sábado a evitar que os visitantes da vila, na ânsia de tirar fotografias, se aproximassem em demasia do mar, onde foram registadas ondas até seis metros, motivando o alerta laranja.

A grande preocupação era que a agitação marítima, conjugada com a ventania, pudesse causar acidentes na orla costeira. Daí a mensagem passada pelo dispositivo de inverno dos nadadores-salvadores da Nazaré, que resulta de um protocolo entre o Município e a Associação de Nadadores Salvadores da Nazaré para a vigilância da praia diariamente desde manhã ao final da tarde.

“As pessoas podem vir à praia desde que permaneçam na zona não inclinada e na zona não molhada do areal, e não tirarem selfies de costas para o mar”, referiu Daniel Meco, coordenador do dispositivo de nadadores-salvadores.

De qualquer forma, a população da Nazaré está mais que habituada ao perigo e a preocupação maior era com turistas que ali acorressem e que na procura de tirar as melhores fotografias se aproximassem do mar e das zonas perigosas.

Foram emitidos avisos pela Autoridade Marítima Nacional, Marinha e Serviço Municipal de Proteção Civil da Nazaré para sensibilizar as pessoas para não ignorarem o risco de arrastamento pelas ondas, numa altura em que o bom tempo que se vinha fazendo sentir podia causar algum excesso de confiança.

O agravamento da agitação marítima levou a aconselhar evitar passeios à beira-mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda, ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando se possível a circulação e permanência nestes locais, e evitar ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima.

Não praticar a atividade da pesca lúdica e desportos náuticos, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, foram outras recomendações.

Apesar dos avisos, os nadadores-salvadores chegaram a ter de intervir, impedindo possíveis arrastamentos pelas ondas em passeios à beira-mar.

A barra não esteve fechada, sendo o porto da Nazaré alternativa quando outros encerram, sendo no entanto deixado o alerta para reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas. Por precaução e devido ao desgaste provocado pela erosão marítima, na Nazaré o acesso ao Molhe Norte está interdito na ponta final, o que ao mesmo tempo permite prevenir o risco de um eventual galgamento do mar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.