Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 16° C
15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C

Agitação marítima motivou esforços para evitar arrastamentos pelas ondas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O dispositivo de nadadores-salvadores na praia da Nazaré esteve ocupado no passado sábado a evitar que os visitantes da vila, na ânsia de tirar fotografias, se aproximassem em demasia do mar, onde foram registadas ondas até seis metros, motivando o alerta laranja.
O dispositivo de nadadores-salvadores na praia da Nazaré esteve ocupado

O dispositivo de nadadores-salvadores na praia da Nazaré esteve ocupado no passado sábado a evitar que os visitantes da vila, na ânsia de tirar fotografias, se aproximassem em demasia do mar, onde foram registadas ondas até seis metros, motivando o alerta laranja.

A grande preocupação era que a agitação marítima, conjugada com a ventania, pudesse causar acidentes na orla costeira. Daí a mensagem passada pelo dispositivo de inverno dos nadadores-salvadores da Nazaré, que resulta de um protocolo entre o Município e a Associação de Nadadores Salvadores da Nazaré para a vigilância da praia diariamente desde manhã ao final da tarde.

“As pessoas podem vir à praia desde que permaneçam na zona não inclinada e na zona não molhada do areal, e não tirarem selfies de costas para o mar”, referiu Daniel Meco, coordenador do dispositivo de nadadores-salvadores.

De qualquer forma, a população da Nazaré está mais que habituada ao perigo e a preocupação maior era com turistas que ali acorressem e que na procura de tirar as melhores fotografias se aproximassem do mar e das zonas perigosas.

Foram emitidos avisos pela Autoridade Marítima Nacional, Marinha e Serviço Municipal de Proteção Civil da Nazaré para sensibilizar as pessoas para não ignorarem o risco de arrastamento pelas ondas, numa altura em que o bom tempo que se vinha fazendo sentir podia causar algum excesso de confiança.

O agravamento da agitação marítima levou a aconselhar evitar passeios à beira-mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda, ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando se possível a circulação e permanência nestes locais, e evitar ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima.

Não praticar a atividade da pesca lúdica e desportos náuticos, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, foram outras recomendações.

Apesar dos avisos, os nadadores-salvadores chegaram a ter de intervir, impedindo possíveis arrastamentos pelas ondas em passeios à beira-mar.

A barra não esteve fechada, sendo o porto da Nazaré alternativa quando outros encerram, sendo no entanto deixado o alerta para reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas. Por precaução e devido ao desgaste provocado pela erosão marítima, na Nazaré o acesso ao Molhe Norte está interdito na ponta final, o que ao mesmo tempo permite prevenir o risco de um eventual galgamento do mar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vestuário e perfumes apreendidos no Mercado Semanal

Mais de 200 peças de vestuário e perfumes com marcas de renome, avaliados em cerca de quatro mil euros e que incorriam em contrafação porque os vendedores não dispunham de direitos de utilização, foram apreendidos no Mercado Semanal das Caldas da Rainha, no Campo...

mercado1

GNR em ação de sensibilização no La Vie

O Destacamento Territorial de Caldas da Rainha da GNR realizou uma ação de sensibilização focada na proteção da floresta e ambiente e na prevenção criminal, no Centro Comercial La Vie, em Caldas da Rainha, nos dias 18 e 19 de março.

vie