Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 20° C
16° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 20° C
16° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 21° C

Técnicos de Moçambique visitaram estúdio da Rádio Mais Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O estúdio da Rádio Mais Oeste e a redação do Jornal das Caldas receberam no dia 10 de fevereiro a visita de dez dirigentes e técnicos do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) afetos a diferentes unidades administrativas e às delegações provinciais.
Visita surgiu com o objetivo de verem como a Rádio Mais Oeste opera

O estúdio da Rádio Mais Oeste e a redação do Jornal das Caldas receberam no dia 10 de fevereiro a visita de dez dirigentes e técnicos do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) afetos a diferentes unidades administrativas e às delegações provinciais.

Martins Simião Langa, diretor de radiocomunicações e tecnologia no INCM, disse que a iniciativa surgiu com o objetivo de verem como a Rádio Mais Oeste funciona, uma vez que em Moçambique pretendem a migração da fase analógica para a digital na radiodifusão. “Sentimos que Maputo e outras grandes cidades têm muitas rádios e estão todas saturadas e estamos aqui para levar mais conhecimento para a replanificação do espetro da FM em Moçambique”, explicou.

Segundo este responsável, “se houver a possibilidade de migração do FM para a digitalização de radiodifusão sonora será muito bom, à semelhança do processo de migração do sinal de televisão analógico para digital, onde tivemos em dezembro deste ano o “switch off” (apagão do sinal analógico)”.

A ida ao estúdio da Rádio Mais Oeste culminou com uma visita ao centro emissor da rádio no Montejunto. “Foi uma visita importante, na medida em que vimos os emissores e a forma como fazem interligação entre mistura e emissor e a vertente da sonorização está muito bem feita, e certamente levarei esta experiência para Moçambique”, apontou.

Os dirigentes e técnicos do INCM regressaram a Moçambique no dia 13 de fevereiro, depois de terem participado durante duas semanas numa ação de formação sobre a replanificação do espetro radioelétrico e a radiodifusão sonora. Do conteúdo programático constaram ainda temáticas sobre serviços de telecomunicações por satélite, serviços móveis marítimo e aeronáutico, tendências do IMT (International Mobile Telecomunications), entre outras.

A formação iniciou em Moçambique e terminou agora em Portugal com o objetivo de ver como são “feitos os processos de licenciamento na ótica do utilizador e não do regulador”, adiantou Martins Simião Langa.

Na formação os técnicos foram igualmente munidos de conhecimentos sobre boas práticas de uso racional do espetro, planificação de frequência radioelétrica e expansão da tecnologia 5G.

mocambique 2

A iniciativa realizou-se no âmbito de um protocolo existente entre a Autoridade Reguladora das Comunicações de Moçambique e a Lynx Image, uma empresa portuguesa de consultoria.

José Pedro Correia, da Lynx Image, declarou ao JORNAL DAS CALDAS que primeiro os técnicos fizeram a formação teórica e que terminou com uma vertente mais prática. “A visita às instalações da Rádio Mais Oeste é importante no âmbito da radiodifusão e o FM é o mais semelhante ao país moçambicano, daí a nossa vinda”, relatou, acrescentando que “a iniciativa foi produtiva, tendo em conta o foco planeado para o alcance dos resultados esperados”.

Para o diretor de radiocomunicações e tecnologia no INCM, a formação na sua vertente teórica e prática foi muito positiva, pretendendo, se houver possibilidade, “trazer outros técnicos a ter esta experiência”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Ordenação sacerdotal do frei Márcio Carreira 

O frei Márcio Carreira, natural de Tornada, nas Caldas da Rainha, será ordenado padre no dia 3 de julho, pelas 16h00, na Igreja de Santa Maria de Belém, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. No dia 17, pelas 15h30, celebrará a sua missa nova no adro da Igreja Paroquial de Tornada, seguida de jantar de partilha e de convívio no Grupo Desportivo Recreativo de Tornada, para o qual a população está convidada. 

frei

Bandas no Parque

O Parque das Bicicletas do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, acolhe durante o mês de julho a iniciativa Bandas no Parque, no âmbito do Caldas Anima.

João Almeida sagra-se campeão nacional de fundo

O ciclista caldense João Almeida (UAE Team Emirates) ganhou, neste domingo, em Mogadouro, a prova de fundo para elite do Campeonato Nacional de Estrada, triunfando ao fim de 167,5 quilómetros de corrida.

almeida 1