Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
Entrevista ao presidente da Câmara do Cadaval

“Cancelámos comemorações porque este não é o tempo para festas”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O concelho do Cadaval assinala o seu feriado municipal no dia 13 de janeiro. Em entrevista ao JORNAL DAS CALDAS, o presidente da Câmara, José Bernardo Nunes, disse que o cancelamento das comemorações procurou não expor em risco autarcas, convidados e população que normalmente participa.
José Bernardo Nunes revelou que baixou os impostos para ser solidário com os cadavalenses

Entrevista ao presidente da Câmara do Cadaval

O concelho do Cadaval assinala o seu feriado municipal no dia 13 de janeiro. Em entrevista ao JORNAL DAS CALDAS, o presidente da Câmara, José Bernardo Nunes, disse que o cancelamento das comemorações procurou não expor em risco autarcas, convidados e população que normalmente participa.

JORNAL DAS CALDAS – A Câmara viu-se obrigada a cancelar o programa comemorativo do feriado devido à pandemia. Apesar da contrariedade, qual é a mensagem que transmite aos munícipes?

José Bernardo Nunes: Efetivamente, o executivo municipal entendeu que seria adequado o cancelamento do programa das comemorações do 124.º ano sobre a restauração do concelho, face ao aumento significativo de casos Covid que se prevê que possa estar ainda a subir na data das comemorações, dia 13 de janeiro.

Julgamos uma medida acertada, quer pelo facto de não se expor ao risco os nossos autarcas, convidados e população que normalmente participa nas comemorações, mas essencialmente para dar o exemplo à comunidade de que este não é o tempo para festas.

A mensagem que deixo é de esperança. Por tudo o que vem a ser dito pelos especialistas, embora exista um contágio exponencial, esta variante é menos agressiva e pode ser a forma de se atingir a tão falada “imunidade de grupo”, trazendo o esperado regresso ao “normal”. É o que espero para todos nós.

J.C.: Pese embora esteja na lista dos concelhos em risco extremamente elevado, o Cadaval tem sido na região Oeste um dos concelhos menos atingidos pela pandemia. A que se deve e o que tem feito a autarquia no âmbito da prevenção?

J.B.N.: Julgo que o que fizemos com as comemorações do feriado municipal é um exemplo do que tem acontecido no concelho do Cadaval durante a pandemia, ou seja, os cadavalenses já perceberam há muito tempo que não podemos fazer ajuntamentos, festas e romarias, correndo riscos desnecessários. Para além disso, temos tido uma boa adesão à vacinação, o que também pode contribuir para que tal aconteça. Depois, não nos cansamos de informar constantemente a população acerca dos riscos que correm e fazemos pontos de situação regulares da informação que nos chega do SNS, para que todos saibam como está a Covid no concelho. Mas essencialmente temos uma população responsável que não corre riscos desnecessários.

J.C.: Como tem reagido a economia local face à pandemia e que apoios tem contado da parte do Município?

J.B.N.: Julgo que, como em todo o mundo, já não há nenhum setor que não esteja a sofrer com os impactos negativos da pandemia, incluindo a agricultura.

O Município desde o início da pandemia que implementou uma série de apoios às famílias e às empresas, que mantemos até agora. Desde as refeições aos que estão a passar mais dificuldades até a uma medida que acabámos de prorrogar até final de junho, que isenta os comerciantes dos pagamentos de taxas de esplanadas e publicidade, por exemplo.

J.C.: 2021 foi um ano marcado pela Covid-19, mas não impediu a Câmara de preparar o orçamento para 2022 com um valor ligeiramente superior. Isso significa que as contas da autarquia não sofreram com a crise pandémica e mantiveram-se equilibradas?

J.B.N.: Temos conseguido manter o orçamento municipal equilibrado e o valor do orçamento está relacionado com as obras em curso, muitas que transitaram para este ano por não terem tido andamento pelos empreiteiros, essencialmente devido à crise dos materiais e de mão de obra, mas também pelo facto de incluir novos projetos que pretendemos implementar.

J.C.: Que obras prevê a Câmara realizar em 2022?

J.B.N.: Bem, o desafio é mesmo concluir as que estão em curso e se arrastam no tempo devido à crise dos materiais e de mão de obra. Temos uma série de projetos em curso, alguns deles que dependem de financiamento comunitário, mas para já espero avançar com a habitação social e com um edifício municipal que irá permitir reorganizar os serviços da autarquia e melhorar o atendimento aos munícipes.

J.C.: Como vai ser a política de impostos municipais este ano?

J.B.N.: Baixámos todos, IMI e IRS. Neste sentido, o objetivo é ser solidário com os cadavalenses, neste momento de maiores dificuldades para todos, mas também tentar fixar os residentes, nomeadamente os mais jovens e atrair pessoas para o concelho.

J.C.: As freguesias podem iniciar em 2022 o processo de reversão das agregações da reforma administrativa de 2012/2013. No Cadaval espera-se o fim de alguma junção de freguesias?

J.B.N.: Não lhe sei dizer, mas neste momento não vislumbro nenhuma situação. As freguesias estão a fazer o seu trabalho e não antevejo que vá existir alguma iniciativa desse tipo.

J.C.: No contexto supramunicipal, a região Oeste tem como grande reivindicação a construção de um novo hospital. Qual é a posição da Câmara sobre esta matéria?

J.B.N.: Precisamos claramente de uma resposta aos problemas de saúde da população do Oeste e já toda a gente percebeu que esta resposta Hospital de Torres Vedras/Hospital de Caldas da Rainha já não é adequada. A criação de um novo hospital para a região é uma necessidade, não é um capricho, por isso mesmo eu os meus colegas da Comunidade Intermunicipal mandámos fazer um levantamento do que é preciso para servir a população atual daqui por 50 anos, um trabalho sério e objetivo que iremos entregar ao Governo logo que esteja concluído. Depois, cabe ao Governo arranjar as verbas e construir o hospital. O que eu sei é que a região não pode esperar mais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Artesanato invadiu Praça da Fruta

“O nosso objetivo foi atingido: reunião entre artesãos de várias áreas, convívio e partilha de conhecimentos e ‘saber fazer’, com todos os que nos visitaram”, resumiu Teresa Teodoro, presidente da Associação de Artesãos de Caldas da Rainha, em relação ao evento “Artesanato na Praça”, que decorreu no passado sábado.

artesanatonapraca2

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne