Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C
Escaparate

No campo esotérico

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Numa certa noite, após a leitura da “Batalha de amor em sonho de Polifilo”, entabulei uma animada conversa com amigos caldenses acerca da “Ordem da Névoa ou do Nevoeiro”. O que mais nos chamou a atenção foi o facto de essa organização possuir em suas fileiras nomes muito sonantes, como por exemplo Júlio Verne (1828-1905), fazendo-nos sentir uma ponta de saudade daquilo que não vivemos (estar na mesma sala com esse imenso nome da literatura mundial seria motivo de regozijo eterno).

Escaparate

Numa certa noite, após a leitura da “Batalha de amor em sonho de Polifilo”, entabulei uma animada conversa com amigos caldenses acerca da “Ordem da Névoa ou do Nevoeiro”. O que mais nos chamou a atenção foi o facto de essa organização possuir em suas fileiras nomes muito sonantes, como por exemplo Júlio Verne (1828-1905), fazendo-nos sentir uma ponta de saudade daquilo que não vivemos (estar na mesma sala com esse imenso nome da literatura mundial seria motivo de regozijo eterno).

Quem leu esse autor francês (ou outros que beberam de fontes herméticas), e possui algum conhecimento esotérico, acaba por perceber todos os símbolos místicos que o mesmo utilizou nos livros que publicou, sinais que lhe conferem uma curiosa aura de áugure (o que pode, instintivamente, nos rincões mais profundos da “criativa” mente humana, incentivar as mais variadas ideias conspiratórias).

A “Ordem da Névoa ou do Nevoeiro” surgiu no século XVI, pela mão de Sébastien Gryphe (1492-1556), um renomado impressor e editor. Os “irmãos” dessa Sociedade Secreta possuem determinados códigos de identificação, nomeadamente: “Eu fiz levantar no céu uma luz indefectível, e cobri toda a terra como que de uma nuvem…”, ao que outro responde: “…armei a minha tenda nas alturas, e o meu trono ficava sobre uma coluna de nuvens”. Essa Confraria, segundo consta, é orientada pela mão de Deus, o que lhe dá um forte sopro de misticidade.

Durante décadas, em diversos países da Europa, a “Ordem da Névoa ou do Nevoeiro” arrecadou e partilhou o néctar da sabedoria, através da criação de inúmeros salões de estudo, recheados com enormes bibliotecas e arquivos históricos, preparando, assim, muitos “irmãos” para funções importantes na política, na religião, etc.. Infelizmente teorias da conspiração mancharam a história dessa Ordem. Algumas, inclusive, anunciando que os seus propósitos são a destruição do Cristianismo; a tomada de poder em países estratégicos; o investimento na ascensão de um só líder europeu; a criação de uma nova ordem mundial, etc..

Todas as Sociedades Secretas possuem livros de excelência, o da “Ordem da Névoa ou do Nevoeiro” é a “Batalha de amor em sonho de Polifilo”, nele dá-se valor à existência da vida e aos enigmas das utopias. Incentivando os seres humanos a buscar o que de melhor existe em cada um de nós, antes de empreendermos uma viagem ao centro da terra, ou aos confins do universo.

Na aceção antropológica e histórica, essa organização é vocacionada para a união da humanidade através da cultura e da educação. Porém, assim como ocorre com outras sociedades secretas, a ambição, a ganância, a intriga e a falta de amor pelo próximo, vieram conspurcar os seus grandes ideais.

Em tempos passados, o secretismo era exigido em determinadas organizações pois os “irmãos” poderiam ser atirados à fogueira se os seus rituais fossem tornados públicos. A própria Igreja Católica possui rituais encobertos que só o são para quem deles nunca participou. Aliás, como se pode perceber nitidamente, o Vaticano é o que mais se assemelha a uma sociedade secreta.

Quem, de facto, administra o nosso planeta não está escondido por uma capa de secretismo, sempre esteve à luz do sol, a corromper os sistemas políticos em vigor e a locupletar-se com a miséria alheia.

Não há nada mais místico e oculto do que o cérebro independente e a alma sã. Estas sim são as verdadeiras sociedades secretas, numa amplitude tão impressionante que nos desconhecemos inteiramente. Devido a isso, ancoramos a nossa existência no divino, no sobrenatural, no fantástico, no inatingível, dando vida a teorias da conspiração, e não àquilo que nos torna verdadeiramente herméticos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Diversão noturna e viagens de finalistas

Com a Páscoa, mais uma data festiva se passou, uma data muito celebrada ao longo dos anos no que toca a diversão noturna. De norte a sul foram muitos os eventos de celebração da mesma, contudo, já não é como outrora, em que se faziam romarias com família e amigos para diversos espaços noturnos espalhados pelo país fora.

ruben alves2

A UE não deve ceder nos Direitos Humanos por causa da ameaça nuclear

Em 25 de março, Hossein Amir-Abdollahian, o Ministro das Relações Exteriores do Irão e Josep Borrell, o líder da política externa da União Europeia (UE) discutiram a importância de continuar as negociações e visitas para remover as sanções nucleares sobre o Irã. Borrell reiterou que finalizar as negociações nucleares é prioritário para a UE e destacou a necessidade de suspender tais sanções.

ia