Entra em funcionamento neste domingo o novo Centro de Vacinação em Peniche, resultante do protocolo de cooperação celebrado entre a ARSLVT – Administração Regional de Saúde, Lisboa e Vale do Tejo e o Município de Peniche, aprovado pela Câmara Municipal no passado dia 17.
A campanha de vacinação é da responsabilidade do ACES – Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, que terá a seu cargo assegurar a existência das doses necessárias da vacina neste centro, disponibilizando os profissionais de saúde para a supervisão, registo e preparação de vacinas e para atuação em caso de reações adversas à vacina, bem como garantir o acesso à Plataforma Nacional de Registo e Gestão de Vacinação.
Situado no Pavilhão Escola Básica 2,3 Dom Luís de Ataíde, este espaço cria melhores condições aos utentes nas diferentes etapas deste processo. Está apetrechado com uma sala de preparação, cinco postos de vacinação e zonas de recobro para a monitorização após a toma da vacina.
“Era fundamental melhorar as condições neste processo de vacinação. Com o aproximar do inverno, tornou-se imperativo que a vacinação transitasse para um local que permita que as pessoas possam permanecer em espaço coberto”, sublinhou Henrique Bertino, presidente da Câmara Municipal de Peniche.
A transferência da vacinação do centro de saúde para o novo local vai permitir aumentar o ritmo de inoculação, de 250 para 500 vacinas diárias, revelou a diretora do ACES Oeste Norte, Ana Pisco.
0 Comentários