Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Campanha ajuda bodyboarder que ficou tetraplégico após acidente nas ondas de Supertubos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Nuno Barahona Abreu, médico-cirurgião de 42 anos, sofreu um grave acidente em setembro, quando praticava bodyboard na praia de Supertubos, em Peniche, lesionando a cervical, o que o deixou tetraplégico. Uma campanha de angariação de fundos está em curso para adaptar a sua casa à nova condição de vida.

Nuno Barahona Abreu, médico-cirurgião de 42 anos, sofreu um grave acidente em setembro, quando praticava bodyboard na praia de Supertubos, em Peniche, lesionando a cervical, o que o deixou tetraplégico. Uma campanha de angariação de fundos está em curso para adaptar a sua casa à nova condição de vida.

Praticante de desportos aquáticos, Nuno Abreu, residente em Algés, no concelho de Oeiras, sofreu a 29 de setembro deste ano um acidente que lhe mudou a vida. Na praia de Supertubos, quando fazia bodyboard, foi atirado por uma onda contra o fundo do mar.

Salvo por surfistas que estavam no local, foi levado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde o diagnóstico indicou que fraturou a cervical, lesionou a medula e a sua mobilidade ficou muito afetada. Foi operado e esteve internado quinze dias nos cuidados intensivos e depois mais de um mês na enfermaria de ortopedia.

No dia 4 de novembro foi transferido para o Centro de Reabilitação de Alcoitão, onde continua internado e onde está até hoje a treinar diariamente de forma árdua e focada para poder voltar para casa e enfrentar toda uma nova realidade que o espera. A ele, à esposa e aos dois filhos.

Três amigos resolveram ajudar a família na enorme despesa com as obras imprescindíveis na sua casa, fazendo as devidas adaptações. “O Nuno deixou há alguns anos o Serviço Nacional de Saúde e trabalhava na altura do acidente de forma independente como médico freelancer. Como não tem nenhum vínculo laboral a sua situação é bastante precária quando o assunto são apoios. Infelizmente são muito poucos. Os custos são muitos, os processos de apoio morosos e algumas vezes inexistentes”, referem.

Tendo arrancado a 14 de dezembro, a campanha de crowdfunding pretendia inicialmente angariar trinta mil euros, valor que corresponde ao orçamento das obras necessárias a efetuar na residência, de modo a que o espaço fique adaptado à mobilidade reduzida de Nuno Abreu.

Os trabalhos a realizar englobam a construção de uma nova casa de banho, reestruturação da cozinha, acesso por plataforma elevatória, abrir vãos de portas, entre outras necessidades.

O valor foi atingido e fixada nova meta em 190 mil euros, que servirão para outros fins, nomeadamente uma rampa exterior de acesso à casa, uma cadeira elevatória, uma cadeira de rodas, uma cadeira giratória para o automóvel, equipamentos para instalar dentro de casa e ainda para tratamentos e cirurgia ortopédica no estrangeiro, numa primeira fase em Espanha e no futuro nos EUA, para submeter-se à cirurgia ortopédica com recurso à nanotecnologia inovadora de regeneração medular, e ao bypass medular, e assim fazer todos os possíveis para recuperar a sua mobilidade.

Neste momento já ultrapassa os 195 mil euros, doados por mais de 5200 apoiantes, mas a campanha de angariação de fundos no site ppl.pt/causas/nuno vai prolongar-se até às 18h00 de 11 de fevereiro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3