Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Ordem do Trevo pede ajuda para a iniciativa “Desembrulhar Sorrisos”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Ordem do Trevo vai levar a efeito mais uma edição do “Desembrulhar Sorrisos”. O lançamento desta ação decorreu no dia 19 de novembro, no Prontos café e cowork, na Avenida 1º de Maio, nas Caldas da Rainha, e contou com a animação musical da banda caldense Twin Motion.
Lançamento do “Desembrulhar Sorrisos” com música da banda Twin Motion

A Ordem do Trevo vai levar a efeito mais uma edição do “Desembrulhar Sorrisos”. O lançamento desta ação decorreu no dia 19 de novembro, no Prontos café e cowork, na Avenida 1º de Maio, nas Caldas da Rainha, e contou com a animação musical da banda caldense Twin Motion.

José Viegas, presidente da Ordem do Trevo, disse que a iniciativa Desembrulhar Sorrisos é já uma marca desta associação de solidariedade, que neste momento apoia 48 famílias (168 pessoas, das quais 74 são crianças). As famílias são ajudadas com a entrega de alimentos através dos cabazes e do apoio na área da saúde, nomeadamente na oftalmologia e saúde oral, em que são encaminhadas para médicos e dentistas que têm protocolo com a Ordem do Trevo.

Há cerca de sete anos um grupo de amigos teve a ideia de proporcionar um Natal um pouco melhor a muitas crianças e assim nasceu o “Desembrulhar sorrisos”. “Unimos a iniciativa à comunidade fazendo parcerias com os agrupamentos de escolas das Caldas, Colégio Rainha D. Leonor, entre outras entidades”, contou o responsável, acrescentando que todos os anos na época natalícia além do cabaz com alimentos têm entregue brinquedos às crianças mais carenciadas. 

Cada parceiro, empresa e amigo arranja uma caixa, coloca um cartaz do “Desembrulhar Sorrisos” e pede aos seus amigos e clientes para colocar lá um brinquedo novo, jogos, livros, gorros, cachecóis, entre outros, que servirão para oferecer a crianças e jovens. A população também pode contribuir com alimentos, como massa, arroz, enlatados, entre outros.

Segundo o presidente da Ordem do Trevo, dada a pandemia, “entendemos não fazer festa novamente este ano, mas sim entregar em simultâneo os cabazes de natal às famílias e os brinquedos a todas as crianças abrangidas”.

João Silva, diretor do Agrupamento de Escolas Raul Proença, referiu que têm nos últimos anos recolhido entre os alunos e suas famílias alimentos para fazer cabazes solidários do natal. A iniciativa tem sido um sucesso, de tal modo que também fizeram cabazes na páscoa. “A Ordem do Trevo não consegue arranjar tão facilmente todos os bens alimentares que são necessários para o cabaz e tem que recorrer à compra. Portanto, se dentro da comunidade podemos contribuir é uma grande ajuda”, apontou.

O diretor disse que na pandemia são os desfavorecidos que mais sofrem, daí ainda fazer mais sentido este momento especial proporcionado pela Ordem do Trevo. 

Pedro Brás, presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, que também esteve presente na sessão, mostrou disponibilidade para ajudar a Ordem do Trevo, assim como ele próprio, enquanto empresário, para que a sua loja possa ser um ponto de recolha dos brinquedos.

Os brinquedos e cabazes alimentares serão entregues no dia 18 de dezembro, na Expoeste.

Número de sem abrigo na cidade aumentou

A vereadora Conceição Henriques destacou o trabalho solidário da Ordem do Trevo, revelando que a ação social do município não se restringe “ao apoio que damos às associações, nós próprios, através do Serviço Social, apoiamos famílias em diversas vertentes, não tanto nesta vertente da alimentação, mas com outro tipo de apoio”. “O que é importante é que os apoios sejam complementares”, adiantou.

A autarca revelou estar preocupada com a situação dos sem abrigo na cidade. “Tem-se vindo a agravar nos últimos tempos e existem pessoas que estão a dormir em prédios devolutos”, indicou, adiantando que estão a estudar soluções, porque não têm estruturas para poder acolher essas pessoas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161