Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
21° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C

A que público se destinam os museus?

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Quando se trata de escrever ou mostrar a História, não há neutralidade. No caso dos museus, os curadores seleccionam, evidenciam e apagam — enquadram, com determinado objectivo de leitura.

Quando se trata de escrever ou mostrar a História, não há neutralidade. No caso dos museus, os curadores seleccionam, evidenciam e apagam — enquadram, com determinado objectivo de leitura.

A maioria dos museus europeus são estruturas excludentes que fazem parte dos aparelhos de controlo dos Estados. São mostruários dos projectos imperiais passados, arquivos de um tempo de poder e dominação.

Baseando-se nos conceitos falaciosos de património colectivo e experiência universal, expõem diegeses que visam moldar o nacionalismo e a identidade. Estas instituições existem para manter seguras, e visíveis de determinado ângulo, as relíquias mais valiosas e significativas da nossa História. Porém, “nossa” de quem?, “valiosas” para quem?

Os museus da Europa, na sua maioria, reflectem as preocupações nacionalistas e imperialistas dos séculos XVIII e XIX. Os acervos foram constituídos a partir do século XV, com a expansão do poder europeu, através do comércio, da escravização e da subjugação imperial, e traduzem ainda hoje as crenças dos seus fundadores. Almejam representar os heróis da nação; os rostos que exibem são europeus, masculinos, brancos e ricos. Visam confortar e confirmar os preconceitos do seu público, sobretudo europeu, masculino, branco e rico. Estes museus são espaços de exaltação racista, colonialista e misógina, e cumprem o que para eles foi planeado.

No último decénio, de forma crescente, os museus tornaram-se objecto de protesto. Por um lado, novos artistas e curadores, homens e mulheres, de diferentes origens geográficas e sociais, surgiram no espaço público com autoridade, reclamando o direito à voz, ao seu lugar e à dignidade cidadã.

Por outro lado, os vários públicos excluídos da lógica supremacista, nacionalista, misógina e, também, negacionista da crise ambiental, exigem que os museus passem à auto-reflexão dos aspectos desconfortáveis da História, que reconheçam a natureza essencialmente colonial e masculina das suas colecções e levem o tradicional público-alvo a enfrentar a cumplicidade nessa lógica.

As novas curadorias, onde já pontificam muitas mulheres e há diversidade étnica e social, estão dispostas a expor os acervos de modo que os vários públicos os possam questionar, para que os museus de hoje sejam apenas anfitriões e não mais guardiões de uma certa perspectiva da História.

O actual clima de ódio e conflito, com violência racista e extremismo de direita em ascensão, torna imperioso que os museus mantenham viva a História que corremos o risco de repetir e adoptem uma perspectiva de denúncia e responsabilização.

 As obras de arte de mulheres e homens devem passar a estar representadas apenas na proporção da relevância criativa, assim como deve haver pluralidade cultural nas colecções a reflectir a diversidade social, acabando com o eurocentrismo vigente.

Vivendo em tempos de crise ambiental, os museus também têm a responsabilidade de mostrar como chegámos a este ponto e de apontar caminhos sustentáveis.

Uma curadoria honesta, isenta, tornará estas histórias visíveis com facilidade, pois sempre estiveram nos museus, à espera de serem mostradas. Só assim, os museus serão para todos os artistas e públicos.

Artigo segundo a anterior grafia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Diversão noturna e viagens de finalistas

Com a Páscoa, mais uma data festiva se passou, uma data muito celebrada ao longo dos anos no que toca a diversão noturna. De norte a sul foram muitos os eventos de celebração da mesma, contudo, já não é como outrora, em que se faziam romarias com família e amigos para diversos espaços noturnos espalhados pelo país fora.

ruben alves2

A UE não deve ceder nos Direitos Humanos por causa da ameaça nuclear

Em 25 de março, Hossein Amir-Abdollahian, o Ministro das Relações Exteriores do Irão e Josep Borrell, o líder da política externa da União Europeia (UE) discutiram a importância de continuar as negociações e visitas para remover as sanções nucleares sobre o Irã. Borrell reiterou que finalizar as negociações nucleares é prioritário para a UE e destacou a necessidade de suspender tais sanções.

ia