Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

BE queixa-se de utilização de meios camarários em propaganda mas PSD desmente

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Bloco de Esquerda (BE) entregou na passada sexta-feira uma queixa na Comissão Nacional de Eleições (CNE) referente ao material de propaganda da candidatura autárquica do PSD em Caldas da Rainha, encabeçada pelo atual presidente da Câmara Municipal, Tinta Ferreira. Para o PSD, a queixa “não tem qualquer fundamento”.
O BE queixa-se de imagens em folheto do PSD, mas a candidatura de Tinta Ferreira diz não haver fundamento

O Bloco de Esquerda (BE) entregou na passada sexta-feira uma queixa na Comissão Nacional de Eleições (CNE) referente ao material de propaganda da candidatura autárquica do PSD em Caldas da Rainha, encabeçada pelo atual presidente da Câmara Municipal, Tinta Ferreira. Para o PSD, a queixa “não tem qualquer fundamento”.

A candidatura do BE afirma ter sido surpreendida com a “divulgação de materiais de propaganda onde constam fotografias dos trabalhos realizados pelos órgãos autárquicos do concelho, que resultaram da aplicação de meios tecnológicos, humanos e financeiros da autarquia previamente ao período eleitoral”.

“Ignorando esta realidade, o referido material de propaganda anuncia: ´Apresentamos aqui uma versão resumida das nossas iniciativas e obras’. Esta prática rompe os princípios da igualdade de oportunidades entre as candidaturas e da neutralidade das entidades públicas, princípios que devem ser garantidos pela CNE, órgão público ao qual o BE apelou à intervenção”, sustenta a queixa.

Para o BE, “o candidato Tinta Ferreira demonstra assim a sua incapacidade em estabelecer uma estrita separação entre o exercício do cargo de presidente e o seu estatuto de candidato, procurando desta forma obter vantagens eleitorais ilegítimas”.

“Todas as candidaturas têm de ser tratadas de igual forma e o processo eleitoral deve decorrer de forma transparente e com base nos programas eleitorais e propostas concretas que cada candidatura apresenta para o concelho”, sustenta Carlos Ubaldo, candidato do BE à Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

A candidatura do PSD afirma não ter tido nenhuma comunicação da CNE sobre a queixa e aponta que a mesma “não tem qualquer fundamento” e que não há “qualquer conduta menos própria”.

“As fotografias das obras e dos trabalhos realizados, constantes dos materiais de divulgação, foram feitas por elementos do PSD das Caldas da Rainha, com os seus equipamentos pessoais, para serem utilizados nesta campanha”, explica o PSD.

Por outro lado, faz notar que “a divulgação por parte da candidatura das obras e trabalhos feitos ao longo do mandato pelos órgãos autárquicos é um exercício lícito que em nada fere princípios da igualdade de oportunidades entre as candidaturas e da neutralidade das entidades públicas. Esta é uma prática que é realizada pelas candidaturas, dos diferentes partidos, por todo o país. A divulgação destas obras e trabalhos é feita em materiais de campanha da candidatura do PSD, devidamente identificada como tal e paga pelo PSD”, esclarece.

“Por todos estes factos não tem qualquer relevância legal esta suposta queixa apresentada pela candidatura do Bloco de Esquerda e deve ser entendida como a tentativa de criar um facto político com o objetivo de obter eventuais dividendos eleitorais. Apesar dos ataques a candidatura autárquica do PSD das Caldas da Rainha vai continuar a trabalhar e a lutar pelos caldenses e para colocar ‘Caldas em Primeiro’”, refere. 

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161