Q

Previsão do tempo

23° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 23° C
23° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
23° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C

Embarcação tradicional restaurada

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os barcos “Nossa Senhora dos Aflitos”, “Mimosa”, “Perdido”, “Vagos”, “Ilda”, “Três Irmãos Leais” e “Sol da Vida” são ícones representativos da identidade e da história do concelho da Nazaré, associada ao mar, que necessitam de ações de restauro permanente.
A barca “Mimosa” já regressou à exposição permanente

A barca “Mimosa” já regressou à exposição permanente “Embarcações Tradicionais da Praia da Nazaré”, que pode ser visitada no areal, depois de ter passado por um cuidadoso processo de restauro, nas oficinas municipais, pelas mãos do calafate José Joaquim Constantino.

A intervenção decorreu no âmbito do acordo de colaboração, celebrado em 1999 entre o Município da Nazaré e o Museu Dr.

Joaquim Manso, e do projeto do Município da Nazaré “Embarcações Tradicionais – Uma Representação da Identidade Nazarena”, que, entre outros aspetos, prevê a sua recuperação por um técnico carpinteiro naval.

Após as ações de restauro, que têm vindo a ser feitas com a regularidade necessária à conservação dos elementos, o património é devolvido à exposição ao ar livre, para onde são transportadas com os cuidados indispensáveis de segurança.

A valorização e divulgação das embarcações tradicionais da Nazaré são o objetivo desta colaboração, que se transformou numa mostra permanente no local natural das peças museológicas, um elemento diferenciador da cultura local.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.