As obras vencedoras do World Press Cartoon 2021 têm assinatura de Konstatin Kazanchev (Ucrânia), David Rowe (Austrália), Alejandro Becares (Argentina), Mariagrazia Quaranta (Itália), Agim Sulaj (Albânia), Goran Divac (Sérvia), Darío Castillejos (México), André Carrilho (Portugal), Ivan Mata (Espanha), e põem em destaque temas como o SARSCoV2, as fake news e Donald Trump, o “derrotado”.
A entrega dos prémios vai contar com um espetáculo de música e humor e com a presença de vários autores premiados. A animar a noite estarão os catalães Chapertons, Housch-Ma-Housch e Victor Minasov, The Baloon Man. A música estará a cargo da orquestra ligeira Monte Olivett, constituída por músicos da cidade.
Os trabalhos premiados integram uma exposição que será inaugurada nessa mesma noite, após o espectáculo, também no Centro Cultural e de Congressos. São 311 caricaturas, cartoons editoriais e desenhos de humor que fazem a história de todo um ano, olhares de diferentes culturas, obras em que os cartoonistas retratam e criticam o andar do mundo com a acutilância do sorriso. Estão representadas publicações de 49 países.
Os trabalhos expostos foram selecionados por um júri internacional que reuniu nas Caldas da Rainha em abril e que integrou, para além do diretor do salão, o português António Antunes, Christine Traxeler, de França, Jugoslav Vlahovic, da Sérvia, Leonardo Gutierrez, da Venezuela, e João Alpuim Botelho, de Portugal. A exposição estará aberta ao público, com entrada livre, entre os dias 17 de julho e 17 de outubro.
0 Comentários