Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 12° C
9° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
8° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 13° C

Criado Prémio Mariano Calado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município de Peniche decidiu criar o Prémio Mariano Calado, um concurso de escrita, com periodicidade bienal, alternando entre a produção literária (poesia, conto, romance) e a produção historiográfica local (arqueologia, história, história de arte, estudos sobre o património cultural material e imaterial).
Prémio pretende homenagear uma figura incontornável da cultura em Peniche

Este ano serão admitidos a concurso trabalhos de produção literária, que deverão ser enviados sob pseudónimo até 11 de junho.

A criação deste prémio pretende homenagear uma figura incontornável da cultura em Peniche: Mariano Calado.

Nascido a 10 de junho de 1928, em Almeirim, foi viver para Peniche com apenas dois anos. De uma vida cheia, destaque para o seu trabalho enquanto escritor que não se limitou a um género literário, mas que se destacou em dois: historiografia local e poesia.

Publicou dezanove livros, sendo um dos mais destacados “Peniche, na história e na lenda”.

Para além da escrita, a sua vida tem sido também de intervenção cívica a vários níveis.

Através deste prémio, o Município de Peniche pretende fomentar o gosto pela leitura e pela escrita e apoiar o conhecimento da história local.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mural homenageia a mulher da Nazaré

Está a nascer um novo mural dedicado à mulher nazarena e ao seu papel em diferentes áreas na sociedade local ao longo de décadas.

mural

Candidato do CDS em jornada agrícola

Na passada quarta-feira o candidato do CDS pelo distrito de Leiria, António Galvão Lucas, esteve no Bombarral, onde visitou a povoação de Pó para se inteirar das dificuldades dos produtores de bacelos, com quem conversou, seguindo-se uma visita a fruteiras da região também para saber da situação atual de produção e exportação da pérola do Bombarral, a pera rocha.

galvao

Arguido por simular crime de carjacking

Um homem de 42 anos foi constituído arguido por simulação de crime, ao ter inventado ter sido vítima de carjacking nas Caldas da Rainha, revelou fonte policial ao JORNAL DAS CALDAS.

pexels malte luk 1412213