Q

Previsão do tempo

8° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
8° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
6° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C

Associação obidense promoveu conversa sobre “Envelhecer em Tempo de Pandemia”

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No passado sábado a associação CriAção dinamizou uma conversa informal sobre o tema “Envelhecer em Tempo de Pandemia”, com a gerontóloga Mariana Mendes, que ajudou a perceber melhor de que forma se pode lidar com os idosos em casa, discutindo ainda os medos e os receios da população idosa provocados pela pandemia.

Esta sessão, que decorreu online, será a primeira de várias conversas informais que a recém-formada associação de jovens do concelho de Óbidos pretende promover ao longo dos próximos meses, nas mais diversas áreas. Neste caso concreto, “o objetivo era saber como podemos lidar com os idosos em casa, quando o tempo de pandemia assim o exige e perceber quais são as rotinas e atividades mais benéficas para lidar com eles”, explicou Jéssica Silva, da associação.

Nesse sentido, a gerontóloga caldense começou por referir que “a pandemia contribuiu para piorar os resultados ao nível dos idosos, sobretudo os institucionalizados”. “Além de não serem tão estimulados, também estes deixam de ser proativos, e começam a aparecer certos declínios”, explicou Mariana Mendes, adiantando que “independentemente da situação, o importante é continuar a estimular os seniores”.

Igualmente disse que “há mais de um ano que os idosos institucionalizados se veem privados das visitas e isso traz consequências gigantes a nível mental e físico. Aliás, a maioria dos idosos ainda não percebeu o que é a pandemia, e o que está a acontecer, e não percebe porque há cerca de um ano não tem carinho da parte familiar”. Isto, segundo a gerontóloga, é “impactante, pois temos pessoas em todas a instituições que agora apresentam défices cada vez maiores, como isolamento, frustração, falta de autoestima e iniciativa. Isso tudo tem vindo a refletir-se nos comportamentos dos nossos idosos”.

Em relação a isso, Mariana Mendes apelou a que “as instituições que tenham condições para tal, deviam permitir as visitas e os contactos com os familiares, nem que fosse por exemplo a partir de uma janela, com máscara e o devido distanciamento social, pois só este simples gesto acaba por ser mais grato e muito melhor para os idosos ao nível de estimulação e percepção”.

A gerontóloga caldense aproveitou a sessão para deixar dicas para envelhecer bem, como “não encarar o fator idade como determinante, um estilo de vida diversificado, não deixando cair na rotina, integrar-se em grupos ou instituições, criar bons hábitos e ter um acompanhamento individualizado”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atividade cirúrgica da neoplasia da mama regressa ao Hospital

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde revogou a suspensão da atividade cirúrgica, no âmbito da neoplasia da mama na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), nas Caldas da Rainha, confirmou o conselho de administração da ULSO, o que significa que está de regresso.

cancro

Cara de Espelho no CCC

Cara de Espelho atua no dia 18 de janeiro, pelas 21h30, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

cara