Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C

Associação obidense promoveu conversa sobre “Envelhecer em Tempo de Pandemia”

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No passado sábado a associação CriAção dinamizou uma conversa informal sobre o tema “Envelhecer em Tempo de Pandemia”, com a gerontóloga Mariana Mendes, que ajudou a perceber melhor de que forma se pode lidar com os idosos em casa, discutindo ainda os medos e os receios da população idosa provocados pela pandemia.

Esta sessão, que decorreu online, será a primeira de várias conversas informais que a recém-formada associação de jovens do concelho de Óbidos pretende promover ao longo dos próximos meses, nas mais diversas áreas. Neste caso concreto, “o objetivo era saber como podemos lidar com os idosos em casa, quando o tempo de pandemia assim o exige e perceber quais são as rotinas e atividades mais benéficas para lidar com eles”, explicou Jéssica Silva, da associação.

Nesse sentido, a gerontóloga caldense começou por referir que “a pandemia contribuiu para piorar os resultados ao nível dos idosos, sobretudo os institucionalizados”. “Além de não serem tão estimulados, também estes deixam de ser proativos, e começam a aparecer certos declínios”, explicou Mariana Mendes, adiantando que “independentemente da situação, o importante é continuar a estimular os seniores”.

Igualmente disse que “há mais de um ano que os idosos institucionalizados se veem privados das visitas e isso traz consequências gigantes a nível mental e físico. Aliás, a maioria dos idosos ainda não percebeu o que é a pandemia, e o que está a acontecer, e não percebe porque há cerca de um ano não tem carinho da parte familiar”. Isto, segundo a gerontóloga, é “impactante, pois temos pessoas em todas a instituições que agora apresentam défices cada vez maiores, como isolamento, frustração, falta de autoestima e iniciativa. Isso tudo tem vindo a refletir-se nos comportamentos dos nossos idosos”.

Em relação a isso, Mariana Mendes apelou a que “as instituições que tenham condições para tal, deviam permitir as visitas e os contactos com os familiares, nem que fosse por exemplo a partir de uma janela, com máscara e o devido distanciamento social, pois só este simples gesto acaba por ser mais grato e muito melhor para os idosos ao nível de estimulação e percepção”.

A gerontóloga caldense aproveitou a sessão para deixar dicas para envelhecer bem, como “não encarar o fator idade como determinante, um estilo de vida diversificado, não deixando cair na rotina, integrar-se em grupos ou instituições, criar bons hábitos e ter um acompanhamento individualizado”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto