Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
16° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C

GNR deteta descarga ilegal de efluentes pecuários

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha da GNR detetou no dia 11 de abril uma descarga ilegal de efluentes pecuários, no Vimeiro, no concelho de Alcobaça.
Poluição no Vimeiro proveniente de exploração agropecuária

No decorrer de uma ação de patrulhamento direcionada para a prevenção e deteção de alterações às caraterísticas dos recursos hídricos, os elementos do NPA constataram a descarga proveniente de uma exploração agropecuária a escorrer livremente para o solo sem qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a sua depuração.

No seguimento das diligências constatou-se que a descarga posteriormente introduzia-se na linha de água, num afluente do Rio Baça, através de um tubo de inox.

Desta ação resultou a elaboração de um auto de contraordenação ambiental por descarga de efluentes pecuários diretamente para o solo e para a linha de água, punível com uma coima que pode ascender aos 144 mil euros, tendo sido remetido para a Agência Portuguesa do Ambiente.

Entretanto, outra situação foi relatada por moradores e agricultores na localidade de Maiorga, no concelho de Alcobaça, que denunciaram à GNR a existência de efluentes a escorrer diretamente para o rio e para o solo, oriundos de uma manilha encoberta numa linha de água afluente do rio Alcoa.

“O caso decorre constantemente ao longo dos últimos anos e ainda na semana passada se repetiu com uma grande descarga de resíduos para o curso da água. O odor intenso, bem como a propagação de insetos, como mosquitos é extremamente desagradável, tanto para os moradores, como para os diversos agricultores da região. A quantidade de lamas que se acumulam na linha de água impossibilita neste momento o uso da mesma para rega das culturas”, queixaram-se.

“Este crime, que se repete com muita frequência, ocorre sobretudo em dias de chuva, que ajudam a ocultar as descargas neste afluente do rio Alcoa, que desagua no Atlântico, perto da Nazaré”, indicaram.

Segundo Sérgio Rocha, presidente da junta de freguesia da Maiorga, a situação deve-se a “avarias sucessivas” numa estação elevatória no Casalinho, na União das Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes, que transporta esgotos provenientes da Zona Industrial do Casal da Areia.

“Os serviços municipalizados de Alcobaça comprometeram-se a fazer a limpeza das valas e estão a tentar resolver o problema das avarias”, disse o autarca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Incêndio desaloja casal de idosos

Um casal de idosos teve de ser realojado numa residencial de São Martinho do Porto depois do incêndio ocorrido na noite de 11 de dezembro na pequena habitação onde residia, em frente a um stand de automóveis na EN8, na estrada entre Tornada e Vale de Maceira.

incendio 1

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.

passe

Atos de vandalismo e furto de materiais nas obras na Linha do Oeste

A Infraestruturas de Portugal (IP) revelou que as obras de modernização na Linha Férrea do Oeste têm sido alvo de “atos de vandalismo e furto de materiais”, nomeadamente ao nível dos sistemas de sinalização e de distribuição e alimentação elétrica aérea, que comprometem as funções de exploração dos equipamentos de sinalização e passagens de nível instalados no longo do troço entre as estações de Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras.

110995 linha1