Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C

GNR deteta descarga ilegal de efluentes pecuários

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha da GNR detetou no dia 11 de abril uma descarga ilegal de efluentes pecuários, no Vimeiro, no concelho de Alcobaça.
Poluição no Vimeiro proveniente de exploração agropecuária

No decorrer de uma ação de patrulhamento direcionada para a prevenção e deteção de alterações às caraterísticas dos recursos hídricos, os elementos do NPA constataram a descarga proveniente de uma exploração agropecuária a escorrer livremente para o solo sem qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a sua depuração.

No seguimento das diligências constatou-se que a descarga posteriormente introduzia-se na linha de água, num afluente do Rio Baça, através de um tubo de inox.

Desta ação resultou a elaboração de um auto de contraordenação ambiental por descarga de efluentes pecuários diretamente para o solo e para a linha de água, punível com uma coima que pode ascender aos 144 mil euros, tendo sido remetido para a Agência Portuguesa do Ambiente.

Entretanto, outra situação foi relatada por moradores e agricultores na localidade de Maiorga, no concelho de Alcobaça, que denunciaram à GNR a existência de efluentes a escorrer diretamente para o rio e para o solo, oriundos de uma manilha encoberta numa linha de água afluente do rio Alcoa.

“O caso decorre constantemente ao longo dos últimos anos e ainda na semana passada se repetiu com uma grande descarga de resíduos para o curso da água. O odor intenso, bem como a propagação de insetos, como mosquitos é extremamente desagradável, tanto para os moradores, como para os diversos agricultores da região. A quantidade de lamas que se acumulam na linha de água impossibilita neste momento o uso da mesma para rega das culturas”, queixaram-se.

“Este crime, que se repete com muita frequência, ocorre sobretudo em dias de chuva, que ajudam a ocultar as descargas neste afluente do rio Alcoa, que desagua no Atlântico, perto da Nazaré”, indicaram.

Segundo Sérgio Rocha, presidente da junta de freguesia da Maiorga, a situação deve-se a “avarias sucessivas” numa estação elevatória no Casalinho, na União das Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes, que transporta esgotos provenientes da Zona Industrial do Casal da Areia.

“Os serviços municipalizados de Alcobaça comprometeram-se a fazer a limpeza das valas e estão a tentar resolver o problema das avarias”, disse o autarca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0

Ministério Público acusou menor que terá esfaqueado a irmã até à morte

A jovem de 16 anos que terá esfaqueado até à morte a irmã, três anos mais velha, em agosto do ano passado, na casa onde viviam com o pai, no bairro da Fonte Boa, em Peniche, foi agora acusada pelo Ministério Público dos crimes de homicídio qualificado e profanação de cadáver.

lara