Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Modernização da Linha do Oeste falha prazos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Comissão para a Defesa da Linha do Oeste (CPDLO) denuncia que depois de ter sido falhado, em outubro de 2019, o lançamento do concurso para a obra de modernização do troço da Linha do Oeste, entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, este continua sem ver a luz do dia, agora que estão decorridos quase nove meses sobre o prazo assumido, nas Caldas da Rainha, pelo secretário de Estado dos Transportes.
Os prazos de execução das obras de modernização não vão ser cumpridos

“Entretanto, da obra do troço Meleças-Torres Vedras nem sinal. E se a pandemia da Covid-19 poderá ter contribuído para o atraso no arranque desta obra, o que é certo é que o confinamento só se verificou a partir de meados de março e até essa altura, nem uma pedra foi movida”, aponta a CPDLO.

Com isto, os prazos de execução das obras de modernização dos dois troços – o de Meleças-Torres Vedras, de 24 meses, para estar concluída no terceiro trimestre de de 2022 e o de Torres Vedras-Caldas da Rainha, de 781 dias, para estar concluída também no terceiro trimestre de 2022 – “estão claramente hipotecados”.

A CPDLO considera todos estes atrasos “da maior gravidade para o futuro da Linha do Oeste”. “Os anos e anos de esquecimento e abandono a que foi votado este eixo ferroviário pelos sucessivos governos, deixaram marcas quase irrecuperáveis no serviço público de transporte ferroviário de passageiros e mercadorias nas regiões servidas pela Linha do Oeste”, lamenta.

“Marcas que impõem uma intervenção urgente no sentido da modernização de toda a Linha do Oeste, nomeadamente da sua electrificação entre Meleças e Louriçal”, defende.

Por outro lado, “passou meio ano e os descontos para 2020 nos passes dos transportes ferroviários, acordados entre a CP, a Comunidade Intermunicipal do Oeste e a Área Metropolitana de Lisboa, continuam por pôr em prática na Linha do Oeste”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

ESTM celebrou protocolo com Niterói

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche (ESTM) celebrou um protocolo de cooperação com a prefeitura de Niterói (Brasil) para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas em torno da economia azul.

Protocolo ESTM IPLeiria Prefeitura de Niteroi 01

Incêndio desaloja casal de idosos

Um casal de idosos teve de ser realojado numa residencial de São Martinho do Porto depois do incêndio ocorrido na noite de 11 de dezembro na pequena habitação onde residia, em frente a um stand de automóveis na EN8, na estrada entre Tornada e Vale de Maceira.

incendio 1

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.

passe