Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C

Modernização da Linha do Oeste falha prazos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Comissão para a Defesa da Linha do Oeste (CPDLO) denuncia que depois de ter sido falhado, em outubro de 2019, o lançamento do concurso para a obra de modernização do troço da Linha do Oeste, entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, este continua sem ver a luz do dia, agora que estão decorridos quase nove meses sobre o prazo assumido, nas Caldas da Rainha, pelo secretário de Estado dos Transportes.
Os prazos de execução das obras de modernização não vão ser cumpridos

“Entretanto, da obra do troço Meleças-Torres Vedras nem sinal. E se a pandemia da Covid-19 poderá ter contribuído para o atraso no arranque desta obra, o que é certo é que o confinamento só se verificou a partir de meados de março e até essa altura, nem uma pedra foi movida”, aponta a CPDLO.

Com isto, os prazos de execução das obras de modernização dos dois troços – o de Meleças-Torres Vedras, de 24 meses, para estar concluída no terceiro trimestre de de 2022 e o de Torres Vedras-Caldas da Rainha, de 781 dias, para estar concluída também no terceiro trimestre de 2022 – “estão claramente hipotecados”.

A CPDLO considera todos estes atrasos “da maior gravidade para o futuro da Linha do Oeste”. “Os anos e anos de esquecimento e abandono a que foi votado este eixo ferroviário pelos sucessivos governos, deixaram marcas quase irrecuperáveis no serviço público de transporte ferroviário de passageiros e mercadorias nas regiões servidas pela Linha do Oeste”, lamenta.

“Marcas que impõem uma intervenção urgente no sentido da modernização de toda a Linha do Oeste, nomeadamente da sua electrificação entre Meleças e Louriçal”, defende.

Por outro lado, “passou meio ano e os descontos para 2020 nos passes dos transportes ferroviários, acordados entre a CP, a Comunidade Intermunicipal do Oeste e a Área Metropolitana de Lisboa, continuam por pôr em prática na Linha do Oeste”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Teatro da Rainha encerra temporada

O Teatro da Rainha vai encerrar a temporada de 2024 no dia 14 de novembro, às 15h00, na Sala-Estúdio, com o colóquio "Teatro, Espaço Vazio e Democracia", dedicado ao tema "Novas Dramaturgias: o processo de 4 autores à procura de voz".

Conferência espírita

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha vai levar a cabo, no dia 13 de dezembro, às 21h00, uma conferência espírita subordinada ao tema "Casamento e divórcio", com Catarina Fernandes.

“Óbidos + Saúde” tenta combater falta de médicos

Com 82% da população ainda sem médico de família, o Município de Óbidos prepara-se para estender o “Óbidos + Saúde” para 2025, na sequência da forte adesão ao plano lançado no início do ano e que surge em complemento ao Serviço Nacional de Saúde. Neste momento, o concelho dispõe apenas de um dos sete médicos de família de que necessita, razão pela qual o executivo municipal decidiu avançar com este plano de saúde, que foi subscrito gratuitamente, até ao final de outubro, por 5931 cidadãos recenseados em Óbidos.

saude