O programa de visitas da Frutus visa, explicou Délia Fialho, técnica da Frutus, “possibilitar o contacto com a fileira da pera rocha e maçã de Alcobaça, de forma a envolver e estimular os jovens para uma das atividades económicas mais representativas do concelho e que, para muitos, é mal conhecida”. “Permitirá o contato com o processo ao longo da cadeia de produção, desde o pomar à conservação, manipulação, até à expedição na central fruteira”, referiu a engenheira. Este projeto pretende ainda possibilitar aos mais novos “observarem aspetos do ciclo vegetativo, da biologia da árvore, como a flor, o vingamento, assim como a biodiversidade, a nossa relação com o ecossistema e as práticas sustentáveis que suportam a atividade frutícola”, avançou Délia Fialho. No âmbito deste programa, no passado dia 16, os alunos das turmas 8 e 9 (4.º Ano) da EB1 do Cadaval visitaram uma exploração frutícola na freguesia da Vermelha, pertencente a um associado da estação fruteira Frutus. Os estudantes foram recebidos pela técnica da Frutus e ainda pela produtora Selma Martins, tendo visitado uma parcela de macieiras Fuji, que estava em plena colheita. “Após uma explicação sobre o ciclo anual da árvore, as fases mais representativas da produção, o maneio sustentável do pomar (formas de condução, monitorização e controlo de pragas alternativo ao uso de pesticidas), o grupo teve oportunidade de fazer colheita aplicando os cuidados necessários”, indicou a representante da Frutus.
“Frutus” dá a conhecer setor frutícola às crianças
Últimas
Artigos Relacionados
Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios
A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.
Lixo no chão na Praça 5 de Outubro
Moradores e comerciantes na Praça 5 de Outubro, nas Caldas da Rainha, têm-se queixado de que o lixo é deixado no chão, seja por desleixo das pessoas ou por os ecopontos estarem completamente cheios dias seguidos.
Fernando Pascoal expôs pinturas
O pintor bombarralense Fernando Pascoal apresentou uma exposição de pintura no salão nobre do Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral.
0 Comentários