A ilha da Berlenga situa-se a cerca de dez quilómetros da costa, razão pela qual o fornecimento de eletricidade é feito com recurso a geradores alimentados a diesel. O projeto ‘Berlenga Sustentável’ pretende substituir o combustível por fontes de energia renovável, garantindo a qualidade do serviço e a redução das emissões de dióxido de carbono. Este projeto, que representa um investimento de cerca de 350 mil euros e que deverá ficar concluído até ao final deste ano, contempla a instalação de painéis fotovoltaicos numa zona rochosa, localizada por cima do bairro dos pescadores, numa área de cerca de 390 metros quadrados, bem como um sistema de armazenamento da energia e um equipamento que permitirá o controlo e a monitorização remotos. “Através deste projeto, em tempo de transição energética, foi possível encontrar uma solução energética mais eficiente e sustentável a longo prazo, de modo a tornar a ilha da Berlenga uma referência. A produção de energia através dos painéis fotovoltaicos veio também dar um importante contributo para a preservação do património natural da ilha”, garantiu João Torres, presidente da EDP Distribuição. “A ilha da Berlenga é uma pérola do território nacional e especialmente do nosso concelho. Utilizar os seus recursos naturais para, de forma sustentável e eficiente, alterar radicalmente o modelo de produção de energia elétrica na ilha, é uma demostração inequívoca de como se pode contribuir para minimizar as alterações climáticas ao mesmo tempo que se melhora as condições de segurança e de fornecimento de energia elétrica às populações”, referiu Henrique Bertino, presidente da Câmara Municipal de Peniche.
Ilha da Berlenga vai ter energia renovável
30 de Outubro, 2019
A EDP Distribuição, em colaboração com a Câmara Municipal de Peniche, deu início à instalação de painéis fotovoltaicos na ilha da Berlenga, com o objetivo de providenciar uma alternativa de fornecimento de energia sustentável.
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Comissões municipais fazem balanço de atividades
Com o intuito de efetuar um balanço das atividades realizadas ao longo deste ano pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, a Comissão Municipal de Proteção Civil do Bombarral reuniu no passado dia 17 no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Cânticos de natal na Câmara
Cânticos de natal foram entoados no átrio da Câmara Municipal do Bombarral pelo grupo de cavaquinho e viola, do projeto municipal "Universitários 50+", num momento muito animado e caloroso.
Tasquinha para Sobral do Parelhão vence Orçamento Participativo
O projeto “Remember Tasquinhas” foi o vencedor da 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB), na categoria “Projetos em Nome Individual”.
0 Comentários