As ULPC, que surgiram há dois anos, têm como objetivo apoiar os agentes de proteção civil e entidades com dever especial de cooperação nas missões de proteção e socorro, desenvolvendo, em cada uma das freguesias, ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reabilitação/recuperação, no âmbito do ciclo de gestão de emergências, sob coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil de Óbidos.
Cada uma destas unidades será dirigida pelos presidentes das Juntas de Freguesia e constituída por elementos das mesmas (A-dos-Negros, Amoreira, Gaeiras, Olho Marinho, Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, Vau e Usseira), que por sua vez receberam durante a cerimónia os respetivos coletes identificativos. Enquadra-se ainda na estratégia a formação de todos os elementos com o curso de primeiros socorros, dotando estes elementos de formação adequada para, no quadro de proximidade, poderem ajudar em caso de necessidade.
Durante a cerimónia foram ainda assinados os protocolos entre a Comissão Municipal de Proteção Civil e os presidentes das Juntas de Freguesia.
Presente também esteve o comandante distrital de Operações de Socorro de Leiria, Carlos Guerra, que sublinhou que “isto é Proteção Civil. Óbidos é o primeiro concelho do país a ter ULPC em todas as freguesias”, afirmando ainda que “Óbidos é um exemplo para o distrito e para o país”.
Já o presidente do Município, Humberto Marques, destacou que “Óbidos é um território seguro. É um orgulho viver num concelho com este grupo de pessoas, que simbolicamente está a dar um exemplo ao distrito e ao país, e que têm uma dimensão de prevenção, sensibilização e socorro únicas”. Como tal, “o trabalho começa agora, cabe a todos e cada um de vós sensibilizar os vossos pares, as vossas famílias, porque nesta dimensão da Proteção Civil, todos somos poucos. Mas amanhã seremos mais para sensibilizar e prevenir”.
Na sessão foi ainda apresentada a plataforma “euvi”, desenvolvida em parceria entre a empresa Impactwave (sedeada no Parque Tecnológico de Óbidos) e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Óbidos. Considerada como “uma mais-valia acrescida que vai valorizar toda a ação, no que diz respeito à Proteção Civil”, esta aplicação tem como objetivo a “participação e gestão de ocorrências ou riscos no concelho”, estando assim disponível para os sistemas de Android, iOS e windows.
0 Comentários