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Colégio Rainha D. Leonor da educação pré-Escolar ao ensino secundário

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O Colégio Rainha D. Leonor, com valências da educação pré-escolar ao ensino secundário, juntou ao seu serviço educativo atividades de complemento curricular, no período da tarde, que pretendem desenvolver competências de literacia cultural, científica e tecnológica, que levem o aluno a analisar e a questionar criticamente a realidade, tal como consolidar e desenvolver conteúdos que são abordados no currículo nacional, de forma mais criativa e autónoma.
Os alunos aprendem a salar à corda

1.º Ciclo

No que diz respeito ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, após a atividade letiva, os encarregados de educação podem inscrever os seus educandos nas seguintes atividades, sem acréscimo na propina:

Jogos tradicionais e populares

Os jogos tradicionais e populares emergem como um instrumento privilegiado de educação, socialização e integração sócio motora, constituindo uma atividade extraordinariamente rica para a integração em grupo, orientação espacial, sentido rítmico e enriquecimento da linguagem corporal da criança (Cabral, 1985; Bragada, 2002; Mendes & Dias, 2013).

Português a brincar

Com o objetivo de reforçar as aprendizagens efetuadas na área curricular de Português, surge a AEC de português a brincar/hora do conto, que visa o desenvolvimento do gosto pela leitura, assim como o treino de competências gramaticais.

Semanalmente, os alunos “brincam” com o português através da leitura, da audição de contos e de jogos diversos. Os momentos de hora do conto integram, também, atividades no âmbito das expressões.

SuperMat

Com o objetivo de reforçar as aprendizagens efetuadas na área curricular de matemática, surge a AEC de SuperMat, que visa o desenvolvimento de atividades e/ou campeonatos que permitam consolidar, de uma forma lúdica, competências no âmbito da Matemática.

Ao longo das sessões são desenvolvidas atividades de desenvolvimento do cálculo e raciocínio mental, através de jogos lúdicos e de interação com os pares, assim como jogos interativos.

Ciências experimentais e tecnológicas

Com o intuito de desenvolver competências de análise e interpretação de conceitos científicos, são desenvolvidas estratégias quer de visualização, bem como da realização de atividades experimentais. O objetivo central é dotar os alunos de um portefólio de conhecimentos que lhes permita compreender, bem como alicerçar para o futuro uma natural curiosidade nas diferentes áreas onde o mundo da ciência se move.

2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico

As atividades de complemento curricular destes ciclos estão incluídas na propina e dividem-se em duas áreas:

Conversação de Inglês

AConversaçãodeInglêsé uma das valências das atividades de complemento curricularondeo foco da aprendizagem se encontra nodesenvolvimento da oralidadedoInglês. Esta atividadeextralectiva promove cenários e circunstâncias, aproximadas à realidade, ondeo aluno terádeutilizar vocabulário, estruturas frásicas e gramaticaisdevidamente contextualizadas e adaptadas à faixa etária.

Ciências experimentais

Nas ciências experimentais pretende-se, de um modo lúdico e divertido, dar a conhecer os vários materiais e ferramentas de um laboratório, trabalhar experiências nas áreas das ciências naturais e físico-químicas, estimulando ao mesmo tempo o pensamento crítico e científico.

Este ano letivo, tirando proveito da flexibilização curricular, criou-se um projeto entre os alunos do 5.º ano e os do 12.º, que explora as diversas competências inscritas no “Perfil do Aluno”, e em que os alunos do 12.º ano põem em prática os seus conhecimentos teóricos. Assim, os estudantes mais velhos desconstroem diversos conceitos, através de atividades laboratoriais e levam os mais novos a experienciar e a observar o mundo científico, mas com uma linguagem acessível para as suas idades.

Programação e robótica

A iniciação à programação e robótica tem como finalidade promover o ensino da programação aplicada à robótica e aumentar os níveis de literacia digital dos alunos.

Habla español (exclusiva – 2.º Ciclo)

Pretende-se iniciar uma segunda língua estrangeira de forma lúdica, incidindo, sobretudo, na oralidade, através da criação role plays.

Apoio aos trabalhos de casa (2.º e 3.º Ciclos)

Em articulação com os professores das diversas disciplinas, os professores do Apoio ao TPC ajudam os alunos a realizar as tarefas de casa, incentivando-os a desenvolver métodos de estudo e de trabalho.

Apoio de Português e de Matemática (3.º Ciclo)

Sendo disciplinas sujeitas a Prova Final de Ciclo, nestes apoios pretende-se consolidar conteúdos abordados em sala de aula e esclarecer dúvidas.

Atividades lúdicas

Atividade física e de movimento

Os alunos têm a oportunidade de explorar, de forma livre ou organizada, os espaços e materiais desportivos da nossa escola, podendo, por exemplo, reforçar os conteúdos da modalidade abordada no momento nas aulas de educação física.

Jogos de tabuleiro

Nos jogos de tabuleiro desenvolve-se o raciocínio lógico e matemático, explorando mutuamente o intelecto dos alunos, bem como o seu espírito competitivo e o espírito de união. Desta forma, escolhem-se criteriosamente os jogos, para fortalecer todas estas caraterísticas de uma forma divertida. Os jogos escolhidos vão desde os mais antigos até aos mais recentes, tais como, o ouri, o monopólio, o scrabble entre tantos outros.

Jogos matemáticos

Os jogos são grandes aliados do ensino da matemática, pois permitem que os alunos aprendam os conteúdos de forma interativa, além de proporcionar o desenvolvimento do raciocínio matemático. Os jogos conjugam o raciocínio, estratégias e reflexão com desafios e competições proporcionando aos alunos aprendizagens significativas. Com jogos como o dominó matemático, a forca com palavras relacionadas com a matemática, o sudoku, o supertmatik entre outros, desenvolvemos nos alunos o gosto pela matemática.

Mãos à obra

Nesta sessão desenvolvem-se trabalhos manuais, normalmente alusivos a quadras festivas, bem como outros temas que sejam aliciantes para os mesmos.

Cinema

No final de uma semana de trabalho, os alunos podem descontrair na biblioteca da escola e ver um filme adequado à faixa etária.

O Colégio Rainha D. Leonor encontra-se em fase de pré-inscrições para o ano letivo 2019/2020, para as valências sujeitas a propina. Para obter mais informações e/ou marcar uma visita, poderá contactar-nos através do endereço geral@crdl.pt ou através do número 262889410.

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