1.º Ciclo
No que diz respeito ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, após a atividade letiva, os encarregados de educação podem inscrever os seus educandos nas seguintes atividades, sem acréscimo na propina:
Jogos tradicionais e populares
Os jogos tradicionais e populares emergem como um instrumento privilegiado de educação, socialização e integração sócio motora, constituindo uma atividade extraordinariamente rica para a integração em grupo, orientação espacial, sentido rítmico e enriquecimento da linguagem corporal da criança (Cabral, 1985; Bragada, 2002; Mendes & Dias, 2013).
Português a brincar
Com o objetivo de reforçar as aprendizagens efetuadas na área curricular de Português, surge a AEC de português a brincar/hora do conto, que visa o desenvolvimento do gosto pela leitura, assim como o treino de competências gramaticais.
Semanalmente, os alunos “brincam” com o português através da leitura, da audição de contos e de jogos diversos. Os momentos de hora do conto integram, também, atividades no âmbito das expressões.
SuperMat
Com o objetivo de reforçar as aprendizagens efetuadas na área curricular de matemática, surge a AEC de SuperMat, que visa o desenvolvimento de atividades e/ou campeonatos que permitam consolidar, de uma forma lúdica, competências no âmbito da Matemática.
Ao longo das sessões são desenvolvidas atividades de desenvolvimento do cálculo e raciocínio mental, através de jogos lúdicos e de interação com os pares, assim como jogos interativos.
Ciências experimentais e tecnológicas
Com o intuito de desenvolver competências de análise e interpretação de conceitos científicos, são desenvolvidas estratégias quer de visualização, bem como da realização de atividades experimentais. O objetivo central é dotar os alunos de um portefólio de conhecimentos que lhes permita compreender, bem como alicerçar para o futuro uma natural curiosidade nas diferentes áreas onde o mundo da ciência se move.
2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico
As atividades de complemento curricular destes ciclos estão incluídas na propina e dividem-se em duas áreas:
Conversação de Inglês
AConversaçãodeInglêsé uma das valências das atividades de complemento curricularondeo foco da aprendizagem se encontra nodesenvolvimento da oralidadedoInglês. Esta atividadeextralectiva promove cenários e circunstâncias, aproximadas à realidade, ondeo aluno terádeutilizar vocabulário, estruturas frásicas e gramaticaisdevidamente contextualizadas e adaptadas à faixa etária.
Ciências experimentais
Nas ciências experimentais pretende-se, de um modo lúdico e divertido, dar a conhecer os vários materiais e ferramentas de um laboratório, trabalhar experiências nas áreas das ciências naturais e físico-químicas, estimulando ao mesmo tempo o pensamento crítico e científico.
Este ano letivo, tirando proveito da flexibilização curricular, criou-se um projeto entre os alunos do 5.º ano e os do 12.º, que explora as diversas competências inscritas no “Perfil do Aluno”, e em que os alunos do 12.º ano põem em prática os seus conhecimentos teóricos. Assim, os estudantes mais velhos desconstroem diversos conceitos, através de atividades laboratoriais e levam os mais novos a experienciar e a observar o mundo científico, mas com uma linguagem acessível para as suas idades.
Programação e robótica
A iniciação à programação e robótica tem como finalidade promover o ensino da programação aplicada à robótica e aumentar os níveis de literacia digital dos alunos.
Habla español (exclusiva – 2.º Ciclo)
Pretende-se iniciar uma segunda língua estrangeira de forma lúdica, incidindo, sobretudo, na oralidade, através da criação role plays.
Apoio aos trabalhos de casa (2.º e 3.º Ciclos)
Em articulação com os professores das diversas disciplinas, os professores do Apoio ao TPC ajudam os alunos a realizar as tarefas de casa, incentivando-os a desenvolver métodos de estudo e de trabalho.
Apoio de Português e de Matemática (3.º Ciclo)
Sendo disciplinas sujeitas a Prova Final de Ciclo, nestes apoios pretende-se consolidar conteúdos abordados em sala de aula e esclarecer dúvidas.
Atividades lúdicas
Atividade física e de movimento
Os alunos têm a oportunidade de explorar, de forma livre ou organizada, os espaços e materiais desportivos da nossa escola, podendo, por exemplo, reforçar os conteúdos da modalidade abordada no momento nas aulas de educação física.
Jogos de tabuleiro
Nos jogos de tabuleiro desenvolve-se o raciocínio lógico e matemático, explorando mutuamente o intelecto dos alunos, bem como o seu espírito competitivo e o espírito de união. Desta forma, escolhem-se criteriosamente os jogos, para fortalecer todas estas caraterísticas de uma forma divertida. Os jogos escolhidos vão desde os mais antigos até aos mais recentes, tais como, o ouri, o monopólio, o scrabble entre tantos outros.
Jogos matemáticos
Os jogos são grandes aliados do ensino da matemática, pois permitem que os alunos aprendam os conteúdos de forma interativa, além de proporcionar o desenvolvimento do raciocínio matemático. Os jogos conjugam o raciocínio, estratégias e reflexão com desafios e competições proporcionando aos alunos aprendizagens significativas. Com jogos como o dominó matemático, a forca com palavras relacionadas com a matemática, o sudoku, o supertmatik entre outros, desenvolvemos nos alunos o gosto pela matemática.
Mãos à obra
Nesta sessão desenvolvem-se trabalhos manuais, normalmente alusivos a quadras festivas, bem como outros temas que sejam aliciantes para os mesmos.
Cinema
No final de uma semana de trabalho, os alunos podem descontrair na biblioteca da escola e ver um filme adequado à faixa etária.
O Colégio Rainha D. Leonor encontra-se em fase de pré-inscrições para o ano letivo 2019/2020, para as valências sujeitas a propina. Para obter mais informações e/ou marcar uma visita, poderá contactar-nos através do endereço geral@crdl.pt ou através do número 262889410.
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