A inauguração das luzes realizou-se dia 24 de novembro. Apesar da chuva centenas de pessoas deslocaram-se à Praça 25 de Abril para serem as primeiras a ver ao vivo uma das maiores árvores de natal de Portugal. Decorreu ainda uma projeção natalícia de vídeo musical na fachada do edifício da Câmara e Igreja de Nossa Senhora da Conceição, animação de rua e fogo-de-artifício, com a companhia Artelier – teatro de rua.
Apesar de já existirem algumas ruas iluminadas, no dia 1 de dezembro irá decorrer a inauguração da restante iluminação composta por milhões de microlâmpadas em led. São cerca de cinco quilómetros de iluminações distribuídos por 50 ruas, sete rotundas, praças e edifícios públicos.
“Vamos ter seis semanas de muita animação, 50 atuações musicais, o mercadinho encantado, o street food (8 a 11 de dezembro), o comboio encantado, os insufláveis mágicos, a casa do Pai Natal, presépios, exposição de árvores de natal das escolas e muito mais”, adiantou o responsável, revelando que o projeto de Natal 2018 “Natal Encantado – o melhor do Natal é aqui” está pensado para que todos os fins de semana haja animação com o objetivo de atrair mais de meio milhão de visitantes.
Arrancou assim o Programa de Animação de Natal nas Caldas, um dos eventos com mais retorno para o tecido empresarial da cidade, como comprovam diversos estudos de avaliação de impacto económico, realizados nos últimos anos.
Este ano Câmara e associação de comerciantes – parceiros no desenvolvimento do projeto – investiram 200 mil euros em iluminação, animação e perto de 50 iniciativas.
No sábado, o espírito natalício começou logo de manhã, com a chegada do Pai Natal, acompanhado de um cortejo de 70 participantes, instalando-se na “Casinha do Pai Natal”, na Rua Miguel Bombarda.
Com a assinatura “Natal Encantado – o melhor do Natal é aqui ” a proposta oferece um diversificado cartaz de iniciativas que tornam a cidade das Caldas da Rainha “destino obrigatório”, numa organização que envolve dezenas de associações culturais, desportivas e recreativas da região.
Impacto do projeto de Natal
No ano passado, a iluminação e animação de Natal geraram um aumento de vendas entre os 20% e os 60% e mais 73% de clientes [em relação a 2016].
Estes números foram apurados num estudo encomendado pela ACCCRO à empresa I&D Food, que questionou 300 empresários entre os dias 22 e 27 de janeiro deste ano.
Como referiu na ocasião o presidente da ACCCRO, “os números não deixam dúvidas sobre o retorno deste investimento: “97% das pessoas que vieram às Caldas no Natal recomendaram a cidade a amigos e familiares, e 91% dos visitantes fizeram compras”. Acresce que 48,4% (dos 73% mencionados acima) eram “novos clientes”.
“Perceber se o investimento que fazemos compensa é muito importante e este relatório demonstra que o Projecto Natal é um sucesso”, sublinhou o dirigente.
Tinta Ferreira, presidente da Câmara das Caldas da Rainha, não tem dúvidas: “Caldas é cada vez mais referenciada pelas suas iniciativas, mas por esta especialmente, posicionando-se como umas das cidades mais atrativas (neste período)”.
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