Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
11° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
12° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C

Árvore de natal de 33 metros inaugurada na Praça 25 de abril

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“O melhor do Natal é aqui nas Caldas da Rainha” sublinhou, no passado sábado, Paulo Agostinho, presidente da ACCCRO - Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, na inauguração da árvore gigante de 33 metros de altura, que este ano tem as cores ouro sobre azul. À semelhança do passado ano, é interativa com espetáculo de luzes.

A inauguração das luzes realizou-se dia 24 de novembro. Apesar da chuva centenas de pessoas deslocaram-se à Praça 25 de Abril para serem as primeiras a ver ao vivo uma das maiores árvores de natal de Portugal. Decorreu ainda uma projeção natalícia de vídeo musical na fachada do edifício da Câmara e Igreja de Nossa Senhora da Conceição, animação de rua e fogo-de-artifício, com a companhia Artelier – teatro de rua.

Apesar de já existirem algumas ruas iluminadas, no dia 1 de dezembro irá decorrer a inauguração da restante iluminação composta por milhões de microlâmpadas em led. São cerca de cinco quilómetros de iluminações distribuídos por 50 ruas, sete rotundas, praças e edifícios públicos.

“Vamos ter seis semanas de muita animação, 50 atuações musicais, o mercadinho encantado, o street food (8 a 11 de dezembro), o comboio encantado, os insufláveis mágicos, a casa do Pai Natal, presépios, exposição de árvores de natal das escolas e muito mais”, adiantou o responsável, revelando que o projeto de Natal 2018 “Natal Encantado – o melhor do Natal é aqui” está pensado para que todos os fins de semana haja animação com o objetivo de atrair mais de meio milhão de visitantes.

Arrancou assim o Programa de Animação de Natal nas Caldas, um dos eventos com mais retorno para o tecido empresarial da cidade, como comprovam diversos estudos de avaliação de impacto económico, realizados nos últimos anos.

Este ano Câmara e associação de comerciantes – parceiros no desenvolvimento do projeto – investiram 200 mil euros em iluminação, animação e perto de 50 iniciativas.

No sábado, o espírito natalício começou logo de manhã, com a chegada do Pai Natal, acompanhado de um cortejo de 70 participantes, instalando-se na “Casinha do Pai Natal”, na Rua Miguel Bombarda.

Com a assinatura “Natal Encantado – o melhor do Natal é aqui ” a proposta oferece um diversificado cartaz de iniciativas que tornam a cidade das Caldas da Rainha “destino obrigatório”, numa organização que envolve dezenas de associações culturais, desportivas e recreativas da região.

Impacto do projeto de Natal

No ano passado, a iluminação e animação de Natal geraram um aumento de vendas entre os 20% e os 60% e mais 73% de clientes [em relação a 2016].

Estes números foram apurados num estudo encomendado pela ACCCRO à empresa I&D Food, que questionou 300 empresários entre os dias 22 e 27 de janeiro deste ano.

Como referiu na ocasião o presidente da ACCCRO, “os números não deixam dúvidas sobre o retorno deste investimento: “97% das pessoas que vieram às Caldas no Natal recomendaram a cidade a amigos e familiares, e 91% dos visitantes fizeram compras”. Acresce que 48,4% (dos 73% mencionados acima) eram “novos clientes”.

“Perceber se o investimento que fazemos compensa é muito importante e este relatório demonstra que o Projecto Natal é um sucesso”, sublinhou o dirigente.

Tinta Ferreira, presidente da Câmara das Caldas da Rainha, não tem dúvidas: “Caldas é cada vez mais referenciada pelas suas iniciativas, mas por esta especialmente, posicionando-se como umas das cidades mais atrativas (neste período)”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Arte em posto Multibanco

Motivos alusivos ao ecossistema natural e animal do Paul de Tornada e a imagem da igreja da localidade embelezam um posto Multibanco naquela povoação das Caldas da Rainha, numa ideia do executivo da junta de freguesia concretizada pelo artista Ricardo Silva, que estudou na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.

tornada 1

Vereador do PS explica aprovação do orçamento da Câmara para 2023

O orçamento da Câmara Municipal das Caldas da Rainha para 2023 foi aprovado na passada segunda-feira e nem foi preciso ao Vamos Mudar socorrer-se do voto a favor do vereador do PS, com quem tem um entendimento de compromisso, já que o PSD absteve-se, votando apenas contra o orçamento para os serviços municipalizados. O socialista Luís Patacho explicou concordar com as cautelas e critérios no investimento, tendo em conta “o atual contexto macroeconómico, marcado pela incerteza sobre o fornecimento de bens e serviços, com uma grande pressão inflacionista, especialmente ao nível da energia e dos combustíveis, mas também das matérias-primas, e enorme volatilidade dos mercados”.

ps