Q

Previsão do tempo

13° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 11° C
14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 11° C
14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 11° C

Católicos celebram Corpo de Deus no feriado

João Polónia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na passada quinta-feira, a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecida como Corpo de Deus, feriado em Portugal, foi vivida nas Caldas da Rainha com dois momentos expressivos. Pela manhã, três dezenas de adolescentes renovaram o batismo em profissão de fé, junto de suas famílias, catequistas e comunidade paroquial, durante a eucaristia, seguida de procissão com Jesus sacramentado pelas ruas da cidade.
Bênção do santíssimo

“Jesus é o pão vivo que nos alimenta na caminhada da vida. Jesus é o bom pastor que nos faz viver em comunhão com a grande família de Deus, a Igreja. Jesus é o amigo que continua a dar-nos a sua vida para vivermos n’Ele. Jesus é a luz que nos guia e ilumina na nossa vida. Vamos confirmar perante toda a comunidade aquilo que nossos pais e padrinhos disseram por nós no dia do batismo. Com fé e entusiasmo vamos louvar o Senhor”. Foi com estas palavras que os catequizandos do 6º volume da catequese caldense iniciaram a celebração na Igreja Nossa Senhora da Conceição, com o padre Alfredo Dionísio Ferreira a manifestar a “alegria” de ver a casa dos batizados “cheia” e juntos na fraternidade, responderem “sim ao Senhor, convivendo à volta da única mesa”, para serem “alimentados pela mesma palavra”.

Para reviver melhor o sacramento do batismo, que na infância lhes foi administrado e testemunhado, responsáveis na fé simbolizaram o gesto durante a missa. Entoando o cântico “esta luz de cristo vou deixá-la brilhar”, alguns educadores acenderam as velas através do círio pascal transportando a luz aos jovens. Estes, irradiados pela luz de Cristo e erguendo as suas velas acesas, renovaram as promessas batismais solenemente, confirmando dar continuidade à missão em Igreja, aprofundando a sua fé com “coragem para viverem com alegria o ideal cristão”. “Declaro que reconheço Cristo presente na minha vida e no amor dos irmãos, assim Deus me ajude com a sua graça, e vós irmãos com o testemunho da vossa vida”, foi declarado em representação do grupo.

O sacerdote na sua homilia sustentou que a “vida do cristão” deve ser marcada por uma caminhada a percorrer “sem preguiça mas com fidelidade”, capaz de alcançar a vida eterna com a entreajuda de todos os irmãos. “A nossa caminhada para Deus será mais feliz e mais fácil de concretizar, se estivermos unidos em amor fraterno; sentimos que temos um só pão, um só pai que é Deus, e um só espírito que nos anima, dando-nos a sua luz e a sua força”, apontou.

“O senhor escondido”. A expressão do Pastorinho de Fátima, Francisco Marto, recentemente canonizado santo pelo Papa Francisco, foi lembrada aos adolescentes pelo padre Joaquim para explicar o significado da festividade litúrgica. A custódia guarda o Corpo de Cristo através da hóstia maior do que aquela que os crentes comungam, para ser visualizada à distância. O presbítero lançou o convite: “Neste dia de festa vamos levá-lo pelas ruas da nossa cidade para indicar e dizer ao povo que Jesus Cristo está sempre presente no meio de nós”.

Os católicos e paroquianos responderam positivamente ao apelo da paróquia caldense ao engalanar janelas e varandas ao longo do trajeto. Acompanhando a pé e de dentro de suas casas, este ano houve um aumento significativo de participantes na celebração. Depois da caminhada de fé pelas artérias da cidade, com os adolescentes a integrarem a procissão, os fiéis regressaram ao interior da Igreja para receberem a bênção do Santíssimo Corpo de Cristo. Na despedida emocionada, ambos cantaram a uma só voz: “Cristo vence, Cristo reina, Cristo, Cristo impera”.

João Polónia

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Colisão entre dois carros mata duas mulheres e fere outra

Mãe e filha morreram e outra mulher sofreu ferimentos ligeiros num choque frontal entre dois carros, na manhã deste domingo, na estrada onde se localiza a central fruteira Frutalvor, junto ao cruzamento para os Infantes, nas Caldas da Rainha.

acidente

Voleibol feminino de Óbidos em jogo treino

As equipas femininas de voleibol da Associação Desportiva de Óbidos levaram a cabo um jogo treino, na passada quarta-feira, em Óbidos, no Pavilhão Municipal, contra o Sport Operário Marinhense, da Marinha Grande.

voleibol