Preparado pelos alunos finalistas do curso Técnicas de Cozinha/Pastelaria e servido pelos colegas do curso de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas, o repasto começou com empadinhas de miúdos de frango, seguindo-se sopa de língua de vaca, pataniscas de bacalhau e dobrada. A sobremesa foi mousse de lima e pastel folhado de ovo.
A carta de bebidas foi composta por Xerez branco seco, da Andaluzia, Espanha, vinho branco Prova Regia Lisboa 2013, Vinho Tinto Vallado DOC Douro 2012 e Moscatel de Favaios.
Nesse dia a escola foi palco de um workshop sobre bullying, dirigido a alunos do 1º ano, no âmbito da disciplina de Integração Sócio-Cultural, da responsabilidade da professora Cristina Silva.
O workshop contou com Ema Oliveira, técnica do setor da Juventude da Câmara Municipal de Rio Maior, que desenvolve palestras sobre o tema nas escolas daquele concelho para alunos do 5º ao 12º ano. Fez-se acompanhar da estagiária finalista da Escola Superior de Educação de Santarém, Carolina Pereira.
As aulas na EHTO terminam dia 2 de junho, mas até lá ainda vão decorrer mais alguns almoços temáticos abertos ao público no restaurante pedagógico da escola.
O próximo, nesta quinta-feira, é no âmbito do projeto “Raízes”, dedicado ao peixe, funcho e bitters (bebida alcoólica com sabor de essências herbais, caracterizado por um sabor amargo ou agridoce).
A ementa é tosta de caviar e funcho, sopa de peixe asiática, “bouíllabaísse” (caldeirada) à marselhesa, carne de porco grelhada e cheesecake. O preço é quinze euros.
No dia 4 de maio, no âmbito do projeto “Afinidades”, que une as disciplinas teóricas e práticas da escola, haverá uma ementa espanhola.
A 9 de maio, as escolas da EHTO em Óbidos e nas Caldas da Rainha acolhem o Dia da Pastelaria, com demonstrações e participação de convidados, entre os quais antigos alunos.
O último repasto na escola será a 11 de maio. O projeto “Raízes” será dedicado à cerveja e mariscos, com um workshop sobre a cerveja Estrella Damm.
No dia 16, a EHTO irá assegurar o jantar no Museu do Hospital e das Caldas, a propósito da Semana Termal.
Na última quinzena de maio irão decorrer avaliações práticas dos alunos.
0 Comentários