Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 25° C
17° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 27° C
18° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 31° C
Cerimónia de atribuição de distinção internacional no domínio da Geologia

Município de Peniche assinala a classificação da Ponta do Trovão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O concelho de Peniche é detentor de um importante património geológico de relevância internacional. As falésias calcárias que bordejam toda a Península de Peniche contam uma história contínua, com cerca de 25 milhões de anos, da evolução geológica do Jurássico Inferior de Portugal (entre os 200 e os 175 milhões de anos). Uma história impressa nas rochas através de fósseis de invertebrados marinhos, quando a Península Ibérica ficava bem perto da região setentrional do continente americano.

Neste contexto, o lugar da Ponta do Trovão, localizado na fachada norte da Península de Peniche, é unanimemente considerado pela comunidade científica internacional como possuindo o melhor registo a nível mundial da transição entre os intervalos de tempo Pliensbaquiano-Toarciano (andares do Jurássico Inferior).

Este reconhecimento ficou patente na classificação em dezembro de 2014 pela International Commission on Stratigraphy da International Union on Geological Sciences, entidade tutelada pela UNESCO, do sítio da Ponta do Trovão enquanto Global Boundary Stratotype Section and Point (GSSP) do Toarciano (Jurássico Inferior).

De modo a assinalar esta importante distinção internacional, o Município de Peniche irá realizar uma cerimónia, a ter lugar no próximo dia 25 de julho de 2016, pelas 10h00, contando com a presença do Prof. Stanley Finney, Presidente da International Commission on Stratigraphy (ICS/IUGS), Prof. Stephen Hesselbo, Presidente da International Subcommission on Jurassic Stratigraphy (ISJS), e Prof. Doutor Rui Dias, Presidente da Sociedade Geológica de Portugal.

Este evento contempla o seguinte programa:

10h00 – Cerimónia de classificação da Ponta do Trovão como GSSP do andar Toarciano (Jurássico Inferior); Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal. 11h30 – Colocação do tradicional “Prego Dourado” (Golden Spike) Ponta do Trovão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Hóquei em patins no Pavilhão da Mata

No passado sábado o hóquei em patins regressou às Caldas da Rainha e ao Pavilhão Municipal da Mata para a 9ª e penúltima jornada do Campeonato Nacional de Masters +35 da época 23/24.

hoquei

Recolha e troca de brinquedos

No dia 1 de junho a associação sem fins lucrativos Ajudouro vai realizar uma festa de oferta, recolha e troca de brinquedos em segunda mão, no espaço Leonel Miranda, no Bairro da Ponte, cedido pela União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, onde irá haver espaço para as crianças brincarem.

brinquedos