Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 32° C
19° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 34° C
19° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 30° C
  • Monday 37° C

“Caldas Anima” durante o verão

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cinema ao livre, artes circenses, mercados de rua, e músicas do mundo vão “invadir” a cidade das Caldas da Rainha durante dois meses, no âmbito da animação de verão promovida pela Câmara Municipal local em parceria com o Centro Cultural e Congressos (CCC).
Apresentação pública da programação de animação

O programa “Caldas Anima” arranca na próxima sexta-feira com um espetáculo interpretado por um grupo da Bélgica. Um marimbondo de tamanho gigante que passeia a sua tartaruga de estimação de dois metros pelas ruas da cidade será a primeira de várias criações internacionais a apresentar nas ruas da cidade, que este ano volta a apostar na arte circense, que chegará de países como Brasil, Estados Unidos da América, Espanha, e Alemanha.

O programa foi apresentado no passado sábado na Rua das Montras, pela vereadora Conceição Pereira, e Carlos Mota, diretor do CCC. Para animar o público decorreu depois da apresentação um espetáculo de magia com Rui Cruz.

No dia 4 de julho, pelas 10h30, na Rua Heróis da Grande Guerra e Rua Dr. Júlio Lopes, a animação belga “Caixinha de Música” irá animar o público com o tocador de realejo e uma bailarina movida a corda, como as das caixinhas de música, mas em tamanho natural.

A 10 de julho pelas 22h00, no CCC, terá lugar o espetáculo “Spathodea” (Novo Circo). Uma palhaça traz uma bagagem. Aos poucos revela os seus segredos, os seus brinquedos, o seu mundo peculiar, e convida a plateia a participar.

O programa “Caldas Anima”, que custa à autarquia cerca de 20 mil euros, irá abranger as principais ruas e largos da cidade, assim como o CCC.

Mercados de rua

Destaque para os mercados de rua na Praça da República. No dia 11 de julho, das 17h00 às 23h00, terá lugar o mercado de garagem (venda em segunda mão), no dia 25 de julho terá lugar o Mercado de Aromas e Sabores também na Praça da República (ervas aromática, flores comestíveis). No dia 22 de agosto na Praça 5 de Outubro irá decorrer o Mercado Vintage (peças com história). A 29 de agosto, na Avenida 1º de maio, terá lugar o mercado de artesanato. No dia 1 de agosto decorrerá mais um mercado de artesanato, no Largo Frederico Ferreira Pinto Bastos.

Na música, o destaque recai nos espetáculos de Cuca Roseta, que a 3 de julho leva ao palco do CCC os sons do mais recente disco, “Riû” e, a 8 de agosto, “Trovas & canções”, um espetáculo inédito que reúne três gerações de atores, poetas e cantores, entre os quais Ruy de Carvalho e alguns dos seus descendentes. A 9 de agosto, Xana Toc Toc, no seu Troilipop, vai atuar no CCC.

Cinema ao ar livre

A novidade deste ano serão as sessões de cinema ao ar livre (gratuito), agendadas para a praça da animação, no exterior do CCC, com o objetivo de “aproximar as pessoas do cinema e captar novos públicos”, disse o diretor daquele espaço, Carlos Mota. As sessões têm início a 12 de julho, pelas 22h00, com “outubro/novembro”, de Götz Spielmann, seguindo-se “É difícil ser um deus”, de Aleksey German (24 de julho), “Curtas Austríacas” (6 de agosto) e “Pixadores e gueros” (23 de agosto).

Espetáculos de magia também estão em destaque no programa, com o mágico Rui Cruz, que garante surpreender nos dias 4,11,18 e 25 de julho, e 8,15 e 22 de agosto, pelas 10h00, em várias ruas da cidade. Rui Cruz é um mágico apaixonado pelo ilusionismo e comédia com mais de 10 anos de experiência dentro e fora de Portugal. Mistura peças clássicas da magia com muito humor para criar espetáculos que divertem, impressionam e surpreendem do mais novo ao mais graúdo.

Haverá um conjunto de programas musicais que “assentam na realidade caldense e regional”, disse o diretor do CCC, revelando que haverá vários concertos de orquestras da região.

A 4 de julho atuará, na Praça da República, a Sociedade Filarmónica Catarinense, com a presença do Rancho Folclórico e Etnográfico Vale Choupinho.

No dia 11 de julho, pelas 22h00, também na Praça da República, terá lugar uma animação musical com a Sociedade Instrução Musical, Cultural e Recreio de A-dos-Francos.

No noite de 17 de julho (22h00), na Praça 5 de outubro, haverá música com Júlia Valentim Trio.

Terão lugar ainda formações de jazz e música do oriente, interpretada pela cantora turca Ozlem Bulut, vencedora do Prémio MIA, em 2013.

Teatro de marionetas, workshops de pintura facial e a Exposição Internacional de Aguarela (do grupo de aguarelistas bascos) também fazem parte do programa.

Segundo a vereadora da cultura, “durante dois meses não faltará animação que irá percorrer a cidade”. Revelou que este trabalho está a ser feito com o CCC e uniões de freguesias da cidade.

“Queremos animar as zonas do comércio tradicional para que os visitantes também se animem e divirtam”, disse a autarca, que pretende que Caldas da Rainha seja uma cidade que “sabe acolher e receber e que se preocupa com a cultura”.

Conceição Pereira revelou ainda que o programa do “Caldas Anima” tem uma linha condutora, semelhante à do ano passado, para que “as pessoas quando nos visitem, identifiquem que nós temos um projeto que vamos criando e fazendo crescer”. De acordo com a autarca, o “Caldas Anima” já tem a marca das artes circenses.

“Caldas quer criar uma centralidade, ao nível do divertimento e cultura, na região Oeste, indo de encontro ao que já acontece noutras urbes europeias”, defendeu a vereadora.

“Procurar oferecer formas de animação que proporcionem a apropriação dos espaços urbanos pelos cidadãos, e envolver dentro deste conceito instituições e pessoas criativas com projetos e ideias inovadoras”, é segundo Carlos Mota, o objetivo desta programação para o verão de 2015.

No âmbito da animação da cidade terá lugar de 7 a 16 de agosto a Exportur’2015, evento que transforma o pavilhão da Expoeste num mega restaurante com 2400 lugares, dinamizado pelas freguesias do concelho e que atrai anualmente cerca de 200 mil visitantes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cantor detido por suspeitas de crimes de cariz sexual tinha faltado a concerto nas Caldas

Não foi por faltar aos concertos marcados, como aconteceu em Laranjeira, nas Caldas da Rainha, no dia 13 de julho, que o cantor Miguel Bravo foi detido no passado sábado pela Polícia Judiciária, mas pelas suspeitas da prática de três crimes de abuso sexual de crianças e de três crimes de pornografia de menores agravados.

bravo

Carros alvo de vandalismo em parque de estacionamento

Cerca de duas dezenas de viaturas foram vandalizadas em dois dias da semana passada num parque de estacionamento público de Peniche, deixando os proprietários indignados e a exigirem que a Câmara instale um sistema de videovigilância e que a PSP intensifique os patrulhamentos.

vandalismo1