Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C

“Caldas Anima” durante o verão

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cinema ao livre, artes circenses, mercados de rua, e músicas do mundo vão “invadir” a cidade das Caldas da Rainha durante dois meses, no âmbito da animação de verão promovida pela Câmara Municipal local em parceria com o Centro Cultural e Congressos (CCC).
Apresentação pública da programação de animação

O programa “Caldas Anima” arranca na próxima sexta-feira com um espetáculo interpretado por um grupo da Bélgica. Um marimbondo de tamanho gigante que passeia a sua tartaruga de estimação de dois metros pelas ruas da cidade será a primeira de várias criações internacionais a apresentar nas ruas da cidade, que este ano volta a apostar na arte circense, que chegará de países como Brasil, Estados Unidos da América, Espanha, e Alemanha.

O programa foi apresentado no passado sábado na Rua das Montras, pela vereadora Conceição Pereira, e Carlos Mota, diretor do CCC. Para animar o público decorreu depois da apresentação um espetáculo de magia com Rui Cruz.

No dia 4 de julho, pelas 10h30, na Rua Heróis da Grande Guerra e Rua Dr. Júlio Lopes, a animação belga “Caixinha de Música” irá animar o público com o tocador de realejo e uma bailarina movida a corda, como as das caixinhas de música, mas em tamanho natural.

A 10 de julho pelas 22h00, no CCC, terá lugar o espetáculo “Spathodea” (Novo Circo). Uma palhaça traz uma bagagem. Aos poucos revela os seus segredos, os seus brinquedos, o seu mundo peculiar, e convida a plateia a participar.

O programa “Caldas Anima”, que custa à autarquia cerca de 20 mil euros, irá abranger as principais ruas e largos da cidade, assim como o CCC.

Mercados de rua

Destaque para os mercados de rua na Praça da República. No dia 11 de julho, das 17h00 às 23h00, terá lugar o mercado de garagem (venda em segunda mão), no dia 25 de julho terá lugar o Mercado de Aromas e Sabores também na Praça da República (ervas aromática, flores comestíveis). No dia 22 de agosto na Praça 5 de Outubro irá decorrer o Mercado Vintage (peças com história). A 29 de agosto, na Avenida 1º de maio, terá lugar o mercado de artesanato. No dia 1 de agosto decorrerá mais um mercado de artesanato, no Largo Frederico Ferreira Pinto Bastos.

Na música, o destaque recai nos espetáculos de Cuca Roseta, que a 3 de julho leva ao palco do CCC os sons do mais recente disco, “Riû” e, a 8 de agosto, “Trovas & canções”, um espetáculo inédito que reúne três gerações de atores, poetas e cantores, entre os quais Ruy de Carvalho e alguns dos seus descendentes. A 9 de agosto, Xana Toc Toc, no seu Troilipop, vai atuar no CCC.

Cinema ao ar livre

A novidade deste ano serão as sessões de cinema ao ar livre (gratuito), agendadas para a praça da animação, no exterior do CCC, com o objetivo de “aproximar as pessoas do cinema e captar novos públicos”, disse o diretor daquele espaço, Carlos Mota. As sessões têm início a 12 de julho, pelas 22h00, com “outubro/novembro”, de Götz Spielmann, seguindo-se “É difícil ser um deus”, de Aleksey German (24 de julho), “Curtas Austríacas” (6 de agosto) e “Pixadores e gueros” (23 de agosto).

Espetáculos de magia também estão em destaque no programa, com o mágico Rui Cruz, que garante surpreender nos dias 4,11,18 e 25 de julho, e 8,15 e 22 de agosto, pelas 10h00, em várias ruas da cidade. Rui Cruz é um mágico apaixonado pelo ilusionismo e comédia com mais de 10 anos de experiência dentro e fora de Portugal. Mistura peças clássicas da magia com muito humor para criar espetáculos que divertem, impressionam e surpreendem do mais novo ao mais graúdo.

Haverá um conjunto de programas musicais que “assentam na realidade caldense e regional”, disse o diretor do CCC, revelando que haverá vários concertos de orquestras da região.

A 4 de julho atuará, na Praça da República, a Sociedade Filarmónica Catarinense, com a presença do Rancho Folclórico e Etnográfico Vale Choupinho.

No dia 11 de julho, pelas 22h00, também na Praça da República, terá lugar uma animação musical com a Sociedade Instrução Musical, Cultural e Recreio de A-dos-Francos.

No noite de 17 de julho (22h00), na Praça 5 de outubro, haverá música com Júlia Valentim Trio.

Terão lugar ainda formações de jazz e música do oriente, interpretada pela cantora turca Ozlem Bulut, vencedora do Prémio MIA, em 2013.

Teatro de marionetas, workshops de pintura facial e a Exposição Internacional de Aguarela (do grupo de aguarelistas bascos) também fazem parte do programa.

Segundo a vereadora da cultura, “durante dois meses não faltará animação que irá percorrer a cidade”. Revelou que este trabalho está a ser feito com o CCC e uniões de freguesias da cidade.

“Queremos animar as zonas do comércio tradicional para que os visitantes também se animem e divirtam”, disse a autarca, que pretende que Caldas da Rainha seja uma cidade que “sabe acolher e receber e que se preocupa com a cultura”.

Conceição Pereira revelou ainda que o programa do “Caldas Anima” tem uma linha condutora, semelhante à do ano passado, para que “as pessoas quando nos visitem, identifiquem que nós temos um projeto que vamos criando e fazendo crescer”. De acordo com a autarca, o “Caldas Anima” já tem a marca das artes circenses.

“Caldas quer criar uma centralidade, ao nível do divertimento e cultura, na região Oeste, indo de encontro ao que já acontece noutras urbes europeias”, defendeu a vereadora.

“Procurar oferecer formas de animação que proporcionem a apropriação dos espaços urbanos pelos cidadãos, e envolver dentro deste conceito instituições e pessoas criativas com projetos e ideias inovadoras”, é segundo Carlos Mota, o objetivo desta programação para o verão de 2015.

No âmbito da animação da cidade terá lugar de 7 a 16 de agosto a Exportur’2015, evento que transforma o pavilhão da Expoeste num mega restaurante com 2400 lugares, dinamizado pelas freguesias do concelho e que atrai anualmente cerca de 200 mil visitantes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Proteção Civil com simulacros durante uma semana

Ao longo de mais de uma semana, entre 4 e 14 de março, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) das Caldas da Rainha realiza o Caldex’24, um programa que inclui exposição de meios e simulacros de incêndios, resgate no mar, roubo de automóvel e acidente de viação.

protecao1

Suspeito de homicídio terá sido ajudado

Luís Lopes, o homem acusado pelo Ministério Público (MP) de homicídio qualificado e profanação de cadáver do seu companheiro, em abril do ano passado, em Adão Lobo, no concelho do Cadaval, não será o único arguido a sentar-se no banco dos réus, no início do julgamento, a 18 de março, às 14h00, no Tribunal de Loures, sede da Comarca de Lisboa Norte.

crime

Ciclista da Ribafria venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters

Um ciclista do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters em Taveiro – Coimbra, no dia 25 de fevereiro. É uma corrida em que os atletas competem pela liderança entre escalões, sendo esta prova composta por cinco etapas.

ciclista